Aviso de divulgação da Google AdWords

Guia do anunciante: trabalhar com um parceiro terceiro Introdução à publicidade on-line e ao AdWords

O AdWords é um produto de publicidade da Google que apresenta os seus anúncios às pessoas que procuram produtos ou serviços semelhantes aos oferecidos no Google ou respectivos Web sites parceiros. Fazer publicidade através do AdWords permite-lhe alcançar novos clientes no momento exacto em que estes pesquisam o seu tipo de produtos e serviços. Pode optar por pagar por cliques, impressões ou conversões, consoante o tipo de campanha apresentada.

Assim que os seus anúncios são apresentados, fornecemos dados sobre o desempenho para que o seu parceiro terceiro possa controlar o que está a resultar mais e menos bem. O AdWords oferece-lhe a possibilidade de medir os resultados para determinar exactamente qual o retorno do seu investimento em publicidade e permite ao seu parceiro terceiro efectuar os ajustes necessários para optimizar as campanhas e obter o melhor retorno possível.

Além da Pesquisa do Google, também pode apresentar anúncios na rede da Google de Web sites parceiros (locais onde é apresentada a mensagem “Anúncios Google”), incluindo o YouTube. Nesta rede, pode tirar partido de outros formatos de anúncio, como anúncios gráficos e de vídeo.

Google e parceiros terceiros

Na Google, acreditamos que o AdWords pode contribuir para o êxito da sua empresa. No entanto, pode não dispor do tempo nem dos recursos necessários à criação e manutenção regular de uma conta do AdWords de sucesso. Também poderá dar-se o caso de precisar apenas da ajuda de um especialista.

É aqui que os nossos parceiros terceiros entram em acção. Existem vários tipos de terceiros, desde as grandes agências de publicidade e publicadores de páginas amarelas aos consultores Web particulares. Para o ajudar a seleccionar um parceiro terceiro, desenvolvemos Programas para parceiros. Os terceiros que participam nestes programas apresentam um logótipo nos respectivos Web sites e foram aprovados em exames de certificação. Os dois logótipos mais frequentes são o de Parceiro certificado do AdWords e de Revendedor autorizado do AdWords. Veja os logótipos e saiba mais sobre os nossos Programas para parceiros em https://www.google.com/partners/.

Para confirmar se uma empresa é certificada nos nossos Programas para parceiros, clique no logótipo apresentado no respectivo Web site. Se for certificada, será direccionado para a página de perfil da empresa em Google.com.

Como trabalhar com um parceiro terceiro

A contratação dos serviços de um parceiro terceiro do AdWords pode trazer-lhe grandes poupanças de tempo e energia. Para obter melhores resultados, recomendamos que se mantenha informado, envolvido e actualizado sobre as suas campanhas de publicidade e deixe o trabalho moroso para o seu parceiro.

Os parceiros terceiros cobram normalmente uma taxa adicional ao custo da sua publicidade. Lembre-se de que estão a prestar um serviço valioso ao gerir as suas campanhas do AdWords, através do fornecimento de relatórios, de respostas às suas perguntas e da optimização das suas campanhas, entre outras vantagens. É importante que tenha consciência do custo total da sua publicidade do AdWords, incluindo as taxas cobradas pelo seu parceiro terceiro. Utilize esse valor para determinar o retorno do investimento (ROI).

Seguem-se cinco sugestões rápidas para agir com sensatez:

1. Seja selectivo

No momento de seleccionar um parceiro terceiro com o qual trabalhar, procure empresas com um logótipo Parceiro certificado ou Revendedor autorizado. Pode utilizar a Pesquisa de parceiros do Google para confirmar se uma empresa é certificada ou para pesquisar parceiros certificados. Durante o processo de selecção, certifique-se de que compreende e concorda com a duração do contrato celebrado com o parceiro. Existem outros critérios para o ajudar a escolher o
parceiro terceiro ideal:

    O parceiro terceiro já trabalhou com empresas da sua área anteriormente?
    E com empresas com orçamentos ou públicos-alvo semelhantes?
    Que outros serviços lhe pode oferecer, além do AdWords, para expandir a sua empresa?

2. Escolha um parceiro

Poderá sentir-se tentado a dividir o orçamento entre vários terceiros para ver qual deles oferece os melhores resultados. Não vemos qualquer inconveniente nisso, desde que os teste individualmente. O Google não apresenta mais do que um anúncio por empresa numa página de resultados de pesquisa, pelo que pode ser difícil testar vários terceiros de uma só vez.

3. Informe-se

Utilizar o AdWords num nível avançado pode levar um certo tempo, mas as suas noções básicas são rápidas de assimilar. Reveja a secção “Noções básicas do AdWords” abaixo ou visite o Centro de ajuda do AdWords em adwords.google.com/support/aw/?hl=pt_PT para saber mais. Conhecer o AdWords ajudá-lo-á a tomar decisões mais informadas com o seu parceiro terceiro.

4. Confie na experiência

Se trabalha com uma empresa que já geriu centenas de contas do AdWords, o mais provável é que essa empresa tenha bastante experiência no programa. Se essa empresa lhe indicar que
determinados sectores possuem um histórico de custos com publicidade on-line mais alto ou que determinadas palavras-chave podem não funcionar para o seu negócio, provavelmente estará a falar com conhecimento de causa.

5. Avalie o seu desempenho

A menos que o seu objectivo se centre no branding, o que procura essencialmente com o AdWords é o retorno do seu investimento em publicidade (ou seja, o aumento do número de clientes para a sua empresa). Neste sentido, reserve algum tempo por mês para contabilizar o seu investimento e os resultados obtidos.

Aspetos que deve ter em conta

Sabemos que é muito importante para si obter uma experiência positiva com o AdWords. Se não for o caso, informe-nos. Procure resolver qualquer problema directamente com o seu parceiro terceiro antes de nos
contactar.

Muitos parceiros terceiros ganharam a nossa confiança por defender os melhores interesses dos seus anunciantes. Infelizmente, outros há que não têm a mesma postura. Seguem-se algumas actividades às quais deve prestar atenção e as quais nos deve comunicar, caso se verifiquem:

  • Não partilhar o custo nem o desempenho das campanhas do AdWords: o anunciante tem o direito de saber pelo menos o número de cliques, impressões e o custo da sua publicidade do AdWords.
  • Garantir o posicionamento do anúncio, seja num canal de publicidade específico ou numa determinada posição: não é possível garantir uma posição específica para um anúncio nas páginas de resultados de pesquisa de Google.com. A posição do anúncio do AdWords é determinada por um leilão e muda dinamicamente a cada nova pesquisa. É possível que alguns terceiros cobrem apenas se atingirem o posicionamento pretendido para o seu anúncio. No entanto, aqueles que garantirem uma posição específica (por exemplo, a posição superior sempre que um utilizador pesquisar a palavra-chave), estarão a infringir as normas de funcionamento do AdWords.
  • Afirmar que pertence à Google: solicite à pessoa em questão que lhe indique o seu nome e lhe envie uma mensagem a partir do endereço de e-mail de Google.com. Se continuar com dúvidas, reencaminhe o e-mail para o endereço acima.
  • Forçá-lo a inscrever-se por meio de ameaça ou intimidação: o anunciante é a única pessoa que pode remover a sua empresa dos resultados de pesquisa orgânicos ou naturais de Google.com.
  • Preços enganosos: é possível que a agência não utilize o orçamento de publicidade correcto acordado. Certifique-se de que tem em seu poder uma cópia autenticada do contrato por escrito.
  • Afirmar que o AdWords influenciará a sua classificação natural ou orgânica: a publicidade do AdWords não influencia a classificação natural ou orgânica nos resultados de pesquisa; são duas situações totalmente independentes.

Noções básicas do AdWords

Palavras-chave: palavras ou expressões seleccionadas. Quando os utilizadores as incluem numa pesquisa no Google, o seu anúncio pode ser apresentado junto dos resultados de pesquisa ou acima destes.

Cliques: número de vezes que os utilizadores clicaram no seu anúncio.

Impressões: número de vezes que o seu anúncio foi apresentado.

Taxa de cliques (CTR): número de cliques dividido pelo número de impressões, mostrado como uma percentagem. Uma boa CTR pode melhorar a sua posição média.

Posição média: posição média em que um anúncio é apresentado quando accionado. Uma posição média de 1 a 8 geralmente significa que o anúncio está a ser apresentado na primeira página de resultados de pesquisa.

Custo: valor total gasto com o AdWords.

Conversão: acção resultante da sua publicidade, como uma chamada telefónica, um potencial cliente ou uma venda. Esta é normalmente uma boa métrica para avaliar o êxito da sua publicidade.

Renúncia: Mesmo que não nos seja possível responder pessoalmente ao seu e-mail, investigaremos os seus comentários e, se necessário, tomaremos as medidas adequadas. Se tiver alguma questão sobre a sua conta do AdWords e precisar de ajuda, visite o Centro de ajuda em http://adwords.google.com/support/aw/?hl=pt_PT.