Aumente as vendas de Natal com a ajuda do Facebook!

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Facebook Natal

A época de Natal já está à porta e, como todos sabemos, esta é uma das grandes oportunidades do ano para aumentar as suas vendas. Com a intensificação do uso da Internet, a importância dada ao online na sua estratégia de marketing de Natal deve ser cada vez maior, retirando o máximo partido de uma quadra em que os seus clientes estão mais predispostos para saber o que tem para oferecer!

Os consumidores portugueses utilizam cada vez mais o online, e particularmente o social media, para procurar informações e comparar preços durante a época natalícia, bem como para comprar produtos. Segundo o Estudo de Natal 2017 da Deloitte, 45% dos consumidores nacionais admite comprar prendas de Natal pelo online e 71% recorre à Internet para obter ideias e conselhos para presentes. Além disso, segundo o mesmo estudo, o social media é utilizado por 94% dos consumidores portugueses para pesquisar sobre preços e por 93% dos mesmos para procurar descontos.

Entre as redes sociais, o Facebook continua a ser a mais popular em Portugal, com 96% dos portugueses a terem conta no Facebook, 74% a afirmar tratar-se da rede social que mais utilizam e 58% da que mais gostam, dados divulgados pela Marketeer no final do ano passado.

Tendo em conta estes dados, não tirar partido desta rede social para aumentar as suas vendas parecia loucura, não é verdade? Se não sabe como o fazer, não há problema. Nós sabemos e contamos-lhe tudo agora!

 

Como utilizar o Facebook para aumentar as vendas de Natal?

O Facebook Ads pode dar-lhe uma grande ajuda a ter sucesso neste Natal, especialmente através de duas funcionalidades: as publicações patrocinadas, em que promove publicações da sua página de Facebook de forma a aumentar o seu alcance; e os anúncios pagos, em que publicita a sua marca ou produtos específicos em anúncios apelativos.

Visto que com ambas as opções consegue atingir certos públicos-alvo, deve delinear exatamente quem é o seu target: as suas características, interesses, motivações e objetivos. Só assim conseguirá ampliar a visibilidade e notoriedade da sua marca, aumentar o número de visitas ao seu website e aumentar a Taxa de Conversão, ou seja, as suas vendas de Natal!

 

Envolver os consumidores em posts patrocinados

Se pretende utilizar o Facebook para vender mais neste Natal, é importante encontrar um equilíbrio na criação de conteúdo que simultaneamente envolva o seu público e o direcione para os seus produtos/serviços.

Há várias formas de abordar o Natal no Facebook enquanto divulga a sua marca e as suas ofertas. Confira as nossas ideias!

      1. Concursos de Natal

Uma excelente opção para divulgar a sua marca no Natal é através da criação de concursos centrados nesta época do ano, adequando-os à sua área de negócio. Para tal, basta publicar no Facebook uma imagem apelativa com uma dada oferta. Pense no que os seus clientes gostariam de receber neste Natal: uma peça de roupa, se o seu negócio se relacionar com vestuário; um livro de receitas de Natal, se a sua área for a cozinha ou artigos para a casa; um vale-oferta com um dos seus serviços ou até um guia em e-book ou um curso online na área em que atua.

Depois, crie regras para que os usuários se habilitem ao prémio. Tais condições poderão apenas passar, por exemplo, por um comentário no seu post ou até pela publicação por parte dos seus clientes de uma foto, vídeo ou outro tipo de conteúdo com a identificação da sua marca. No entanto, lembre-se que quanto mais simples o concurso for, mais facilmente terá um maior número de pessoas a participar.

Exemplo Concurso de Natal

Também poderá criar quebra-cabeças, enigmas e adivinhas acerca do Natal, explicando o desafio e o prémio que os seus seguidores poderão ganhar se derem uma resposta correta na caixa de comentários. O vencedor ou vencedores poderão ser sorteados aleatoriamente utilizando plataformas como a Easypromos ou Random.org.

Ao promover uma publicação deste género, irá gerar buzz acerca da sua marca, além de os seus clientes ficarem a conhecer melhor alguns dos seus produtos/serviços e muito provavelmente se lembrarem da sua marca quando comprarem as prendas de Natal!

      2. Partilhe conteúdo natalício

Além de orientar as pessoas para os seus produtos/serviços, deve aproveitar esta época do ano para envolver os seus clientes, tirando partido do facto de a grande maioria das pessoas adorar o Natal.

Assim, pode partilhar conteúdo relativo a esta época, como um postal de boas festas, uma música de Natal conhecida, fotos da sua equipa numa troca de prendas, fotos do seu escritório ou loja decorados com enfeites de Natal ou, se tiver recursos, crie um vídeo festivo de Natal. Aproveite o lado nostálgico desta época para tocar nas emoções do seu target, aproximando-o da sua marca.

Do mesmo modo, pode incentivar à interação do público com a sua marca, criando imagens com perguntas de Natal ou frases para os seus clientes completarem nos comentários, como “Neste Natal, quero…” ou “A minha história mais engraçada de Natal foi…”. Faça com que os seus seguidores partilhem memórias ou desejos consigo, respondendo sempre a cada comentário para mostrar como a sua marca é social e para que a publicação se mantenha ativa!

Se quiser ser mais comercial, poderá também fazer sugestões de presentes em imagens ou vídeos, mostrando o seu produto/serviço ideal para oferecer ao colega de trabalho, à mãe, ao pai, ao irmão, ao namorado/a, ao melhor amigo, ao animal de estimação, etc. Outra opção será criar sugestões de presentes com base nos gostos de cada pessoa: o presente ideal para um perfil mais intelectual, para quem adora viajar ou para quem é atleta. Acompanhe estas publicações sempre com um link direto para a página do seu site com o produto/serviço respetivo, de forma tornar o acesso mais rápido e fácil para os usuários.

Estas publicações são simples de criar e, quando promovidas, têm a capacidade de atingir um público bastante amplo, criando notoriedade de marca, mais visitas ao seu site e uma relação mais próxima com o cliente, o que terá como consequência o aumento das suas vendas de Natal.

       3. Partilhe publicações do seu blog acerca do Natal no Facebook

Uma forma de conduzir diretamente os utilizadores do Facebook para o seu site é através da partilha de artigos do seu blog no Facebook.

Nesta quadra, aproveite para escrever artigos no blog relacionados simultaneamente com o Natal e a sua área de negócio. Um bom exemplo para qualquer área são novamente as sugestões de presentes de Natal. De facto, além de a pesquisa desta palavra-chave aumentar durante a época natalícia, conseguindo mais tráfego orgânico para o seu website, se promover estes artigos no Facebook muitos dos seus clientes terão interesse em saber quais as suas sugestões de Natal, pois grande parte das pessoas não tem ideais específicas do que oferecer nesta data.

Outros bons artigos que poderá escrever e partilhar no Facebook são “Como decorar a sua mesa de Natal?”, caso a sua área de negócio se insira em artigos decorativos, “Saiba como passar o Natal sem engordar!”, se atuar na área de fitness, ou até “3 receitas de Natal que vão surpreender os seus convidados”, na área do retalho alimentar.

Exemplo artigo blog

Mais uma vez, tudo depende do seu público! Crie conteúdos interessantes, criativos e realmente úteis para os seus clientes e verá como as visitas ao seu site irão aumentar. Uma vez no seu website, a probabilidade de os usuários verem as suas ofertas e comprarem algum produto é muito maior.

 

Tirar partido do Facebook Ads para divulgar ofertas

Além de envolver os seus clientes através de posts patrocinados, é também muito importante que complemente essas ações com uma estratégia de vendas mais incisiva. Pense da seguinte forma: se os seus clientes estão envolvidos com a sua marca e interagem com as suas publicações, se virem um anúncio aos seus produtos/serviços irão certamente clicar no mesmo e mais facilmente compram um dos seus artigos como presente de Natal.

Assim, é essencial que crie anúncios no Facebook que surjam frequentemente ao seu público, com ofertas e sugestões eficazes. Que tipo de anúncios deve criar? Dizemos-lhe já de seguida!

      1. Promoções, ofertas e descontos apelativos

Se no Natal a procura aumenta, tire partido disso e anuncie promoções, ofertas e descontos no Facebook que possam chamar a atenção e interessar os seus clientes. Estes anúncios podem ser feitos em diversos formatos, como foto, vídeo, carrossel de imagens ou mesmo anúncios de coleção, que combinam vídeo e imagens. Além disso, pode divulgar os seus anúncios tanto no feed do Facebook como no Messenger.

Como tal, o primeiro passo é definir o que pretende anunciar:  um desconto de 20% em compras, a oferta de um brinde natalício na compra de um certo produto/serviço, transporte gratuito durante o mês de dezembro… Posteriormente, defina o público-alvo do anúncio através das informações que possui sobre as pessoas que pretende alcançar, como a sua idade, localização e interesses. Depois, defina um orçamento diário ou para todo o período durante o qual pretende que os seus anúncios sejam publicados. Por fim, publique o anúncio num formato apelativo e bastante visual. Lembre-se que o Facebook apenas admite imagens com um máximo de 20% de texto, pelo que deve criar um texto incisivo e mostrar várias opções de produto, recorrendo a formatos como os anúncios em carrossel ou de coleção.

Para o ajudar a tornar os seus anúncios mais apelativos durante esta quadra, o Facebook anunciou um novo conjunto de opções de anúncios com temas natalícios que lhe permitirá apresentar melhor as suas ofertas, adicionando motivos de natal aos anúncios, como flocos de neve.

Frames de Natal Facebook

Além disso, acrescente um botão de call-to-action aos anúncios, com frases como “Compre já as suas prendas!”, reencaminhando os usuários para o seu site ou para páginas de produtos específicas. Estas ofertas serão certamente um incentivo extra para os seus clientes comprarem os seus produtos!

      2. Remarketing no Facebook

O remarketing é um dos seus aliados mais fortes para aumentar as vendas de Natal. Este conceito é simples: apresentar anúncios a clientes que já visitaram o seu website, que já compraram algum produto ou que adicionaram produtos a um carrinho de compras que depois abandonaram. Além de lhes poder apresentar os produtos anteriormente vistos, também poderá apresentar produtos relacionados, alargando as opções de escolha do cliente. Focar-se em quem já teve contacto com a sua marca pode ser uma boa solução nesta quadra, pois é mais fácil convencer a comprar quem já teve contacto com os seus produtos/serviços do que quem nunca teve.

O Facebook é, assim, um dos melhores locais para criar anúncios de remarketing, visto ser uma rede social utilizada diariamente pelos seus clientes. Para tal, já deve ter instalado o pixel do Facebook nas páginas do seu site, de forma a conseguir criar no Facebook Business um anúncio direcionado para todas as pessoas que viram determinado produto/serviço.

Seja específico nas ações, para não perder parte do seu orçamento em consumidores que não querem comprar os seus produtos! Caso tenha um budget mais baixo para investir, não vale a pena fazer um anúncio de remarketing para quem tenha visto os seus produtos há oito ou nove meses, pois provavelmente essas pessoas já não estão tão envolvidas com a sua marca como quem visitou o seu site a um ou dois meses do Natal. No entanto, se tiver um orçamento maior, poderá investir também em públicos que tenham visitado o seu website há mais tempo, de forma a alargar a possibilidade de venda.

Além disso, poderá também direcionar estes anúncios para o que o Facebook chama de “Públicos Semelhantes”: pessoas com características semelhantes às das que visitaram o seu site, expandindo o público a quem apresenta os anúncios e aumentando a possibilidade de angariar mais clientes.

Remarketing no Facebook

Esta tática irá contribuir para aumentar as taxas de conversão durante a época de Natal, pois estará a impactar pessoas já altamente envolvidas com a sua marca ou que têm semelhanças a esse público e que estão à procura de prendas de Natal!

Com estas dicas, queremos ajudá-lo a chamar a atenção dos seus clientes e potenciais clientes para as suas publicações e anúncios no Facebook durante uma época tão concorrida como é o Natal. Não se esqueça que conquistar a atenção dos atuais consumidores leva tempo e esforço, pelo que deve já começar a planear quais destas ações pretende implementar e como as implementar.

No entanto, nunca se esqueça de ir analisando os resultados que obtém em cada post patrocinado e nos anúncios. Só assim irá perceber exatamente o que funciona melhor com o seu público, otimizando os seus conteúdos e anúncios de acordo com os resultados.

Só nos resta desejar-lhe boas festas e boas vendas!

 

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