No passado dia 25 de março de 2015, decorreu a F8, a conferência anual de programadores onde foi anunciada a nova plataforma do Messenger do Facebook. O anúncio veio confirmar aquilo que já se ouvia falar durante a última semana, de que o Facebook iria lançar uma plataforma focada para o conteúdo.
O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, começou a conferência dizendo que esta nova plataforma tem estado a ser desenvolvida ao longo dos últimos dois anos. Este novo avanço da plataforma abre portas a comunidades de programadores e a empresas para criarem aplicações que se integrem com o Messenger.
Como é que essa interação vai existir?
O Messenger do Facebook vai ter um botão de atalho que vai permitir aos utilizadores fazerem o download. Durante a conferência foi mostrado como são feitos os downloads das aplicações pelos clientes. As aplicações terão um pequeno logótipo da marca Messenger que funcionará em conjunto com o cliente da mensagem.
Uma outra nova situação que vai estar disponível no Facebook, é que vai ser possível que os clientes se interliguem diretamente com as empresas. Por exemplo, após uma compra no site, os clientes podem optar por receber atualizações no Messenger e continuar a conversa com a empresa dentro da plataforma do Facebook.
Dentro da plataforma os clientes poderão receber mensagens importantes das empresas, como por exemplo a confirmação de um pedido, o estado da entrega. Desta forma o cliente pode fazer modificações na encomenda ou solicitar um novo pedido, mantendo uma relação mais próxima com a empresa.
Para além disso Mark Zuckerberg, anunciou também que brevemente o Facebook vai suportar vídeos em 360º no feed de notícias.