De forma a aproveitar as pesquisas que são realizadas nesta época sazonal que é o natal, deve começar a programar o seu trabalho. Sabemos que os resultados de SEO vêm a médio e longo prazo, mas o longo prazo é sempre composto por pequenas e constantes ações de curto prazo, ou seja, depende muito da concorrência que tem o mercado onde a sua empresa se insere. Por isso considere que ainda vai a tempo de realizar um trabalho de SEO. Desta forma estará a aproveitar o período de natal para conseguir aumentar as suas vendas.
Comece por definir um público-alvo de compradores, assim como as suas necessidades. Como o tempo é curto, o importante é concentrar os seus esforços num público-alvo mais específico de forma a ter a certeza que está a alcançar as pessoas “certas”. Para gerar melhores resultados, recomendamos que se foque principalmente nas pessoas que estão já no momento da compra. Deve considerar que é bom receber tráfego para o website, mas nada melhor que gerar vendas nesta altura.
Pense por exemplo, num marido que quer oferecer um presente à sua esposa, mas não faz a mínima ideia do que oferecer como presente de natal. É precisamente neste momento que o seu website deve ser visto/encontrado, pois estará a ajudar um cliente que tem uma necessidade específica – “encontrar um presente para oferecer à mulher” e em contrapartida para si será uma conversão.
Agora que identificou o problema do seu público-alvo, é importante colocar-se no lugar dos mesmos e pensar o que é que as pessoas pesquisariam no Google, estando neste caso a referirmos às palavras-chaves que usariam. Deve sempre pensar na intenção do seu público-alvo, seguindo o exemplo dado anteriormente a intenção será a de comprar um presente, e realizar a pesquisa à volta disso, podendo escolher palavras como “presentes de natal” ou “presente de natal para mulheres”.
O próximo passo é pensar como é que o conteúdo poderá ajudar determinada pessoa, correto? Pois bem, agora que já conhece as necessidades, e as possíveis palavras-chave que se poderiam utilizar para realizar a pesquisa no Google, deve pensar em ter um conteúdo que seja relevante. Esse conteúdo que irá criar deve ter uma palavra-chave principal, assim como um assunto ou tópico. Para além disso deve pensar em criar um título que seja atraente e apelativo.
Um aspeto muito interessante de investir em SEO é que o conteúdo que estará a criar, com o objetivo de alcançar uma melhor posição no mecanismo de busca, pode também ser usado como forma de comunicar com os seus visitantes e clientes. Divulgue o seu conteúdo e para isso damos-lhe algumas dicas:
– No site: crie links internos para a página
– Nas redes sociais: divulgue o conteúdo nas páginas da sua empresa
– Use o email marketing: no caso de a sua empresa trabalhar com segmentação, poderá enviar um email exclusivamente para homens acima dos 40 e que são casados, por exemplo.
– Crie links: ainda que seja complicado, mas se a sua empresa tiver um bom relacionamento com alguns blogs, aposte nisso.
Invista em SEO para melhorar as suas vendas de natal, ainda está a tempo. Se não tem tempo disponível neste momento, existem empresas especialistas em SEO que o podem ajudar neste tipo de trabalho. Não perca a oportunidade de alcançar mais vendas agora que o natal está quase a chegar.