Como colocar o website ao serviço do negócio

SEO

A Internet é sem dúvida um meio bastante poderoso para fomentar negócios e um website deve contribuir para os resultados financeiros das empresas. Já passou o tempo em que um website servia apenas como cartão-de-visita e/ou catalogo de produtos ou para servir de base para ações apenas de branding.

Construção do website                          

Se você ainda tem ao serviço da sua empresa um website que não utiliza as possibilidades atuais da web então está na altura de o atualizar. Para que um website possa contribuir para as receitas e não represente apenas um custo para as companhias é necessário que este seja preparado para isso.

Nos dias de hoje não é difícil encontrar quem construa websites com as mais recentes inovações. A opção pelo uso de open source code (código aberto) para o desenvolvimento dos portais pode ser considerada uma vantagem, pois em termos de investimento as poupanças são elevadas e possibilitam a construção de websites com uma boa base tecnológica a um custo reduzido. São várias as possibilidades de linguagens de código aberto a usar, como são exemplos o WordPress, Joomla, Magento, Drupal entre outras, dependendo das funcionalidades e das necessidades de cada projeto. Mas atenção! Deve projetar e construir um site que seja facilmente encontrado pelos motores de pesquisa, cujo conteúdo seja indexado com facilidade, bom em termos de usabilidade mas que receba e leve os visitantes a agir! No fundo que facilite as conversões!

Agora que temos a ferramenta (website) nova ou atualizada é que as coisas vão começar a tornar-se interessantes. Construir um website, coloca-lo online e ficar á espera que algo aconteça, tem um resultado. Não vai acontecer nada! Então o que é preciso fazer para colocar o site ao serviço do negócio?

O site precisa de ter visitantes e estes deverão ser, em especial, visitantes que possam vir a tornar-se clientes dos produtos ou serviços da companhia. Como fazer?

O fator mais importante para colocar o website a contribuir para o negócio é:

 

EXECUÇÃO PROFISSIONAL DE SEARCH ENGINE MARKETING

 

Vamos então verificar a importância deste fator.

SEO (SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

Considerando que é fundamental que o website tenha visitas, e que estas devem ser de pessoas que procuram na internet pelos produtos ou serviços que estão descritos no site, é essencial captar este tipo de visitantes.

Com a execução profissional de Search Engine Optimization,  as páginas do site que interessam passarão a ser apresentadas na primeira página de resultados de pesquisa dos motores como o Google, Bing entre outros. Isto trará uma exposição enorme do negócio durante um longo período de tempo e em consequência da mesma proporcionará bastantes visitas ao site.

Estes visitantes encontraram o site pela pesquisa que efetuaram no Google ou noutro motor de pesquisa e decidiram entrar, demonstrando assim o interesse pelos produtos ou serviços. A estes visitantes deve-lhes ser atribuído um elevado grau de valor comercial.

Na Moreleads, executamos um trabalho profissional de SEO cujas características principais são as seguintes:.

– Análise SEO com o intuito de perceber qual é o estado de indexação do seu site, nos motores de busca
– Plano de otimização dos conteúdos e estrutura para potenciar a indexação, colocando o seu website no topo da pesquisa orgânica
– Estudo e análise  de palavras – chave (keywords) que garantam um melhor posicionamento nas pesquisas
– Analise e otimização dos links internos e externos (backlinks) do website

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PPC (PAY PER CLICK), GOOGLE ADWORDS

Em primeiro lugar atentemos nestes dados:

‘98% dos portugueses utiliza o Google para realizar pesquisas na internet.

84% não passam da primeira página’ (Fonte: netpanel/marktest)

Com esta informação é fácil perceber onde é que devemos estar posicionados quando alguém procura os nossos produtos ou serviços através do Google, certo? Claro que a primeira página dos resultados do Google é o sítio ideal. Mas como conseguir esta proeza?

Com um bom trabalho de SEO é possível aqui chegar. É um trabalho eficaz e importante conseguido com resultados a médio e/ou longo prazo. No entanto, com as campanhas no Google Adwords é possível obter resultados imediatos.

Com uma gestão profissional de AdWords, além de conseguir tráfego / visitantes para o website é possível atingir públicos-alvo bastante segmentados. Por exemplo se você vende produtos de cosmética para mulheres com mais de 35 anos, é possível com o AdWords fazer com que os anúncios sejam apenas mostrados a pessoas com este perfil. Se o seu negócio é de canalização e atua apenas na grande Lisboa, é possível com o AdWords segmentar por região. Levar visitantes ao website através de anúncios do Adwords é de uma valia extrema. Este tipo de visitante encontra e entra no website após ler uma mensagem publicitaria o que quer dizer que existe uma boa combinação entre o produto publicitado no anúncio, a necessidade do visitante e a proximidade do momento de aquisição. Existem boas chances deste visitante se tornar cliente.

Na Moreleads achamos que a melhor forma de encontrar clientes é deixar que eles nos encontrem. A Moreleads é uma agência com o reconhecimento Google Certified Partner e oferece a todos os clientes um trabalho de gestão de Adwords altamente experiente e profissional. Ajudamos a aumentar os resultados das empresas fazendo uso de uma gestão profissional de Adwords.

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Já vimos como o website se enquadra na estratégia de aumento de resultados através do ambiente web contribuindo para o crescimento do negócio. E como tudo o que não se consegue medir não se consegue gerir é importante saber como se mede a contribuição do website para os resultados, mesmo em situações em que as vendas não são realizadas online. Ora vejamos.

 

PRIMEIRO DEVEM SER DEFINIDOS OS OBJETIVOS

 

A construção de websites tem sido feita muito á volta da usabilidade e da experiência do utilizador. A forma de medir a eficácia dos sites esteve sempre ligada á taxa de clicks e esta tem vindo a ser considerada uma forma suficiente de avaliar o sucesso e eficácia de um website. Não tem sido dada a importância suficiente ao ROI. Mas esses tempos chegaram ao fim. Agora as coisas mudaram e o ROI hoje em dia é medido não apenas em termos de clicks mas sim em termos de conversões – quantas vezes os visitantes concretizam os objetivos. Estes objetivos são atividades ou ações que são importantes para o sucesso do negócio. Se estivermos a falar de um negócio que tem vendas online, um objetivo é uma venda, mas um pedido de orçamento ou de contacto também são exemplos de objetivos.

 

COMO MEDIR O ROI

 

Se a venda é realizada online, a facilidade em medir o ROI é grande e assim sendo deverá usar o valor da transação para o calcular. Para calcular o ROI para negócios que não têm venda online deverão ser atribuídos valores para o objetivo. Veja o seguinte exemplo:

 

-Consideremos que você sabe que os seus vendedores conseguem fechar uma venda por cada dez pedidos de contacto. Se a média do montante de cada venda se situar em € 1000,00 quer dizer que poderá atribuir a cada pedido de contacto um valor de € 100. Como nem todos os visitantes captados reagem da mesma maneira, suponhamos que apenas um em cada cem visitantes que se registou na newsletter acaba por realizar uma compra. Calculando o valor do objetivo (registo na newsletter), usando do mesmo método, é atribuído o valor de € 10 por cada registo na newsletter.
Outro tipo de conversões poderão ser consideradas como importantes para o sucesso do negócio e assim sendo deverão ser-lhes atribuídos valores para se conseguir medir o seu contributo comercial.

 

Em jeito de resumo pode-se dizer que nesta fórmula seguinte está o êxito do uso do ambiente web para o sucesso do seu negócio

WEBSITE OTIMIZADO + SEM EFICAZ = MÁXIMO ROI

Na Moreleads construímos websites otimizados, realizamos Search Engine Otimization e campanhas no Google AdWords.

Temos um compromisso de atenção máxima com o ROI (Return of Investment), desenvolvendo todo o nosso trabalho em prol deste objetivo partilhado com os nossos clientes

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