Como otimizar o meu Google My Business?

Para quem não sabe o Google My Business é uma ferramenta gratuita para empresas e organizações, que lhes permite gerir a sua presença online em todos os suportes Google. Quanto mais otimizado estiver o seu Google My Business, mais facilidade terão os seus clientes em encontra-lo no universo digital.

Com o aumento da concorrência, todas as armas são poucas para destacar o seu negócio na Web. O Google My Business é mais uma ajuda para sobressair. Quando efetua uma pesquisa por empresas locais, no topo da página de resultados, o Google mostra um mapa e 3 empresas, a que se segue uma lista de negócios.

Esse mapa e lista de 3 empresas é o que se designa por “Pacote Google Maps 3”. A grande vantagem é que essas 3 organizações são destacadas da maioria. Mas, como chegar a essa elite?

Quais as vantagens de otimizar o Google My Business?

Essas 3 empresas foram as que melhor otimizaram o seu SEO local e as suas listas empresariais. São estas 3 empresas que a sua companhia tem de bater. Mas, com algumas dicas simples, pode ser mais rápido e fácil chegar ao topo.

Uma dica importante para quem usa o Google Places ou o Google+ é que estas ferramentas foram atualizadas e trocadas pelo My Business Listing. Se ainda não criou a sua lista, faça-o rapidamente. É uma prioridade!

Lembre-se que a concorrência é cada vez maior e que todos os detalhes contam na otimização da sua lista. Mas, vamos por partes:

  • A primeira coisa que deve estar 100% correta na sua lista é o nome da sua empresa, a morada e o número de contacto.
  • Adicione o máximo de informação possível sobre a sua empresa. Inclua o horário e o URL do seu website.
  • Se tiver várias sucursais dispersas geograficamente, pode adicioná-las a todas de uma só vez.

Um fator extremamente importante para o ranking da sua empresa é o seu website. Como os algoritmos do Google estão cada vez mais avançados, já não é suficiente otimizar apenas a informação relativa às palavras-chave. É aqui que entra o seu website.

Se tiver um negócio com várias localizações, crie uma página no seu site para cada uma delas. Se puder, embeba um Google map com a respetiva localização em cada uma. O mesmo para cada serviço que prestar. Crie páginas separadas para cada um e inclua o nome, morada e número de telefone em cada uma, antes de a incluir no My Business Listing. Não se esqueça de acrescentar imagens à sua lista.

As imagens são hoje mais importantes do que nunca e podem melhorar o seu ranking de forma substancial. Use todo o tipo de imagens: interiores, exteriores, da equipa, dos produtos e itens de menu.

As categorias são outro item bastante importante. É essencial colocar as categorias corretas e ser o mais específico possível para que o Google recomende a sua empresa nos resultados das pesquisas pelos seus produtos e serviços.

A importância das críticas

As críticas online são o combustível de muitos negócios locais. Muitas pessoas confiam tanto nas críticas como nas recomendações pessoais. Além disso, a maior parte defende que as críticas positivas tornam um local mais confiável e visitável.

Por isso, é muito importante ter diversas críticas positivas sobre a sua empresa ou negócio. Quanto mais positivas forem as suas críticas, maiores serão as probabilidades da sua empresa aparecer no Top 3. Peça aos seus clientes para avaliarem o seu negócio e serviço, especialmente se ainda estiver a começar.

Além das críticas, outro item a dar especial atenção são as citações: menções à sua marca ou empresa e morada noutros websites, mesmo que não tenham link para o seu. Consiga todas as citações que puder. Aposte no Yelp, no Foursquare, no TripAdvisor e noutros websites desta natureza. Se houver diretórios na sua área geográfica, peça para a sua empresa ser incluída.

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