O Google prepara-se para levar a cabo uma alteração no seu sistema de publicidade online que pode mudar tudo no mundo do Adwords. Esta mudança pretende acabar com a discussão em torno das definições da rotação de anúncios, simplificando as opções dos anunciantes quando necessitam de testar vários anúncios num mesmo grupo.
Divulgada no blog do Adwords, esta transformação inclui três mudanças fundamentais, que irão começar a ser aplicadas no próximo dia 25 de setembro. A importância destas alterações para o negócio da publicidade online passa muito pela necessidade que os anunciantes sentem de testar os seus anúncios pagos.
É uma prática comum incluir vários anúncios num mesmo grupo, para testar quais os que funcionam melhor, o que permite criar publicidade mais eficaz. São várias as opiniões sobre as melhores formas de efetuar estes testes, sobretudo no que toca à sua rotação: deve ser aleatória, deve ser alterada após algumas semanas, apostar nos cliques e conversões?
Esta “revolução” que o Google se prepara para introduzir promete mudar toda esta discussão à volta de um tema que é tudo menos consensual. Mas, o que vai realmente vai mudar ao nível da rotação de anúncios? Vejamos:
Mudanças que “entram em vigor” a 25 de setembro nas definições de rotação de anúncios
- Apenas passarão a ser suportadas 2 opções de rotação: “Otimizar” e “Alternar Indefinidamente”
“Otimizar: opte pelos anúncios com melhor desempenho” é uma opção que vai recorrer à tecnologia de aprendizagem artificial do Google para mostrar os anúncios que se espera que tenham melhor performance, em relação aos restantes anúncios.
“Não otimizar: alternar anúncios indefinidamente” é uma opção que, por sua vez, vai rodar os anúncios sem favorecer qualquer um deles, para quem faz a pesquisa.
Importa referir que as opões atualmente em vigor serão retiradas. As campanhas que ainda estiverem a utilizar as opções “Otimize para cliques”, “Otimize para conversões” e “Alterne sempre” irão ser automaticamente alteradas para a opção “Otimizar”.
- As campanhas que recorrerem a estratégias de licitação inteligente, como o CPC otimizado, CPA algo ou ROAS alvo serão atualizadas para a opção “Otimizar”, independentemente das suas definições atuais.
- Os anunciantes também vão poder gerir as suas opções de rotação ao nível da campanha e do grupo de anúncios.
Quem será afetado por esta mudança na rotação de anúncios?
Todos os anunciantes que, a partir do dia 25 de setembro, utilizarem as opções “Alterne sempre” ou “Otimize para conversões”. Também todos os anunciantes que utilizarem estratégias de licitação inteligente, como as referidas acima, serão afetados por estas alterações do Google.
O que fazer?
Estas alterações vão ocorrer automaticamente, por isso não tem de fazer nada. Os anunciantes mais afetados vão notar uma melhoria do desempenho dos seus anúncios. No entanto, é importante dar mais atenção às suas contas, pelo menos durante os primeiros dias. Quem estiver a usar a opção “Alternar sempre” pode considerar mudar para uma opção de otimização, para melhorar a performance dos seus anúncios.
Os anunciantes que estiverem a utilizar a opção “Otimizar para conversões” podem pretender considerar adotar uma estratégia de licitação inteligente. O Google fez algumas alterações recentes para acomodar melhor estas dinâmicas de leilão e ajudar os anunciantes a melhorar as suas taxas de conversão através da publicidade online.