No mundo do SEO (Search Engine Optimization), um dos elementos mais importantes para o Google determinar a relevância das páginas do seu website são os backlinks presentes nas mesmas.
Backlinks, também conhecidos como inbound links, são hiperligações posicionadas ao longo do conteúdo que cria para uma página web, seja uma página de informação de produto ou mesmo um artigo de blog. Estas hiperligações permitem-lhe enviar o utilizador para outras páginas, navegando pelo seu website, ou mesmo para outros sites, desde que o conteúdo associado a esse link seja relevante e esteja intrinsecamente relacionado à informação a que o utilizador está a ter acesso. O objetivo é, assim, expandir o conhecimento dos seus visitantes e a informação a que lhes dá acesso, ao mesmo tempo que gera mais tráfego para certas páginas do seu site.
Do mesmo modo, também é extremamente importante obter links de fontes relevantes, sendo mencionado noutras páginas web que reencaminhem utilizadores de qualidade para o seu website, os quais se poderão traduzir em potenciais clientes. Mais uma vez, a questão do sentido faz todo o sentido! É necessário que as páginas que mencionam o seu website, ou o conteúdo das mesmas, se encontrem de alguma forma relacionados com o seu negócio, para que os utilizadores que decidam visitar o seu site estejam realmente interessados nessa área de negócio.
Esta estratégia de adquirição e construção de links relevantes para um determinado website ou página web, com o objetivo de criar maior relevância nos motores de pesquisa, chama-se Link Building e é uma das tarefas mais importantes de SEO.
Mas como fazer Link Building eficazmente e ter sucesso nos resultados dos motores de pesquisa? Hoje contamos-lhe 5 segredos!
Como determinar se um link é relevante?
Nos primórdios, o algoritmo do Google via os links como um simples jogo de números: quem tivesse mais links, ganhava as posições de destaque nas páginas de resultados. No entanto, esta avaliação não era exata nem confiável, pelo que o algoritmo do Google foi ajustado para considerar também a relevância de cada backlink, ao invés de simplesmente a quantidade de links presentes na página.
Assim, atualmente nem todos os links são iguais e, como tal, é crucial que saiba avaliar quais os links que deve construir internamente no seu site e em que outros websites deseja ser mencionado. Ao analisar o perfil de links de um site ou ao pesquisar oportunidades de novos links, é preciso avaliar o valor de um link, através de fatores como:
- Autoridade do domínio de vinculação e página em que o link está presente – Quanto maior for a autoridade do site ou página que o referencia, maior será a relevância que os motores de pesquisa atribuirão ao seu website. Para saber se um site tem autoridade na sua área de negócio, pense nos websites das marcas mais reconhecidas no seu ramo. No ramo do SEO, por exemplo, o website da Moz tem bastante autoridade de domínio, pois é a maior expert em SEO do mundo. Normalmente, os sites com maior autoridade têm também maior tráfego e utilizadores altamente envolvidos, tornando-se mais provável que, se esse site estiver relacionado com o seu negócio, esse backlink resulte em mais tráfego de referência para o seu site.
- Anchor text associado à hiperligação – O anchor text (texto clicável do link) deve sempre estar de acordo com o conteúdo do link, além de serem exatos, serem naturais (não parecerem forçados relativamente ao conteúdo) e, principalmente, variados. Em termos de SEO, embora os anchor texts mais poderosos devam ter uma correspondência exata ao conteúdo da página de destino, se muitos links incluírem a mesma frase de correspondência para uma determinada página, tal não irá parecer natural ao Google, podendo mesmo prejudicar a página. Assim, além de utilizar anchor texts de correspondência exata ao conteúdo da página, deve também construir backlinks com frases mais genéricas, como “clique aqui” ou “leia mais”.
- Tipo de link – Existem vários tipos de links, sendo que dois dos principais são os follow links, um backlink que permite que os motores de pesquisa atribuam link equity a essa hiperligação, e os links nofollow, um atributo que pode ser adicionado a um link para impedir que os motores de pesquisa lhe atribuam link equity. Assim, apesar de um link nofollow conduzir tráfego para o seu site, este não será valorizado pelos motores de pesquisa, não contribuindo para o posicionamento das suas páginas web. Da mesma forma, uma pesquisa realizada pela Moz, uma das maiores experts na área do SEO, revelou que os links externos têm maior influência que os links internos. Ora, além de ter uma base sólida de links que permitam que os seus clientes naveguem entre as várias páginas do seu site, deve tentar ser referenciado o mais possível por outros sites relevantes.
- Posicionamento do link – No que diz respeito ao posicionamento dos backlinks, tenha em atenção que estes adquirem maior valor quando estão posicionados no corpo principal de uma publicação, ao invés de links no rodapé ou mesmo na secção de comentários de um artigo de blog.
5 estratégias para obter backlinks de referência
Quando se inicia o trabalho de SEO num site, uma das primeiras tarefas a fazer é uma análise completa do perfil de links de entrada para o próprio site, verificando onde é possível otimizar.
Para otimizar, pode analisar os perfis de links da concorrência, de forma a perceber que links são referidos por páginas concorrentes e a identificar oportunidades de sites que se possam vincular ao conteúdo da sua empresa, direcionando links para o seu site. Ao mesmo tempo, é também necessário encontrar websites ou páginas exclusivas para que os links angariados tenham maior valor para o Google. Lembre-se que quanto mais websites confiáveis estiverem vinculados às suas páginas, melhores serão as classificações.
No entanto, visto que muitas vezes os links de maior qualidade são também os mais difíceis de obter, explicamos-lhe 5 estratégias úteis para conseguir backlinks de referência!
1. O poder do bom conteúdo
A maneira mais simples de obter backlinks de referência para o seu site é através da criação de bom conteúdo. Sejam artigos informacionais, tutoriais, dicas, cursos online ou mesmo conteúdo mais visual como infográficos ou vídeos, crie histórias únicas e relevantes para o seu target, acompanhando as tendências mais atuais do mercado. Para escolher que tipo de conteúdo criar, pesquise conteúdo de sucesso na sua área de negócio e crie conteúdos semelhantes, mas ainda mais aprofundados. Do mesmo modo, deve sempre otimizar o conteúdo que cria através de uma boa estrutura de links internos e até links externos com relevância no tema, aumentando a experiência geral dos utilizadores do seu site.
Ao criar conteúdo atual, criativo e devidamente otimizado, o potencial de as suas publicações serem partilhadas repetidamente ou mesmo de se tornarem virais é muito maior, além de serem mais facilmente mencionadas por outros sites de referência, aumentando a autoridade do seu domínio.
Além de criar bom conteúdo para o seu website, outra boa opção para conseguir backlinks é através do chamado guest blogging, bastando encontrar sites que aceitem artigos de convidados. Ao criar e publicar conteúdos relevantes noutros sites e blogs com autoridade no assunto, consegue não só que o seu conteúdo chegue a novos utilizadores e potenciais clientes, como também que o seu site seja mencionado num domínio autoritário. Do mesmo modo, também pode permitir que outras marcas escrevam alguma publicação no seu blog, criando boas parcerias para obter backlinks de qualidade!
2. Torne o seu conteúdo público
Apesar de um ótimo conteúdo ter a capacidade de ser mais facilmente mencionado ou até partilhado, a verdade é que o mesmo poderá não lhe trazer nenhum backlink, a menos que o promova ativamente e estrategicamente.
Tal implica não só partilhar o conteúdo que cria em todas as suas plataformas online, como é o caso das suas redes sociais, como também levar outras pessoas ou marcas exteriores à sua empresa a falar sobre o seu conteúdo. De facto, o Link Building envolve muitas vezes um trabalho de relações públicas ou mesmo assessoria de imprensa, no sentido em que deve estar constantemente em contacto com líderes de opinião, jornalistas, bloggers ou especialistas na sua área de negócio, dando-lhes a conhecer o seu trabalho e criando relacionamentos que lhe podem valer bons backlinks futuros.
Além de divulgar o seu site em várias plataformas e a outras marcas que o referenciem, deve também promover o mesmo aos sites/entidades que referenciou na sua publicação. Para tal, envie um e-mail às organizações, jornais ou bloggers mencionadas, com uma breve introdução ao conteúdo que criou e com um link para o mesmo. Verá que a maioria o irá divulgar!
3. Broken-link building
O chamado Bronken-link building é uma estratégia bastante eficaz para angariar backlinks de referência.
Neste método, o objetivo é encontrar páginas de elevada qualidade dentro da sua área de negócios com links que apontam para páginas que já não existem. Para encontrar mais facilmente links com páginas de destino inexistentes, pode instalar um plugin do Google Chrome chamado Check my Links. Usando este plugin, consegue descobrir quais os links de um dado website que estão válidos e quais são links 404, ou seja, links em que a página de destino associada já não existe.
Depois, só tem de criar um conteúdo novo, fundamentado e criativo, que responda à mesma pergunta ou necessidade da página inicialmente associada a esse link.
Quanto tiver desenvolvido e publicado esse conteúdo, entre em contato com o website, informando que o link localizado numa certa página já não tem ligação, mas que a sua empresa tem uma página web ou um artigo no blog que funciona para o mesmo fim. É essencial que, ao entrar em contacto com o website onde deseja ser referenciado, faça uma breve introdução da sua empresa e forneça informações úteis, como a localização exata dos links sem ligação e algumas alternativas para substituir essas hiperligações, incluindo o seu próprio site.
Visto que está a fazer um favor ao informar que tal website tem links 404, as hipóteses de conseguir um backlink para o seu site são bastante elevadas!
4. Unlinked mentions
Unlinked mentions é uma estratégia de criação de links, em que uma empresa procura sites online que mencionam a marca, mas não têm um link para o seu website. Estas referências podem ser tanto à sua marca, como a produtos ou serviços vendidos por si, colaboradores da sua empresa ou mesmo conteúdo que criou para o seu blog.
Duas boas ferramentas para encontrar referências online à sua empresa é o Fresh Web Explorer, da MOZ, ou o Content Explorer, da Ahrefs. Estas ferramentas permitem-lhe encontrar os websites que mencionam a sua marca ou palavras-chave específicas relacionadas ao seu negócio, mas que não vinculam essa referência ao seu site. No entanto, lembre-se que não pretende ser mencionado em todos os tipos de websites. Procure sites com autoridade e que realmente se relacionem com a sua marca e com os produtos/serviços que vende, de forma a atingir realmente potenciais clientes.
Após o processo de pesquisa de menções não vinculadas, entre em contato com os websites que o referenciam e peça para adicionarem um link para o seu site. Além de pedir para o mencionarem, explique qual o valor dessa menção. Pode, por exemplo, usar o argumento de que os visitantes do website da empresa que o referencia poderão querer saber mais sobre uma marca mencionada positivamente, ou mesmo sobre um tópico relacionado à sua área de negócio, sobre o qual escreveu um bom artigo no blog. Relembre-lhes que o principal objetivo é oferecer uma melhor experiência ao usuário, e que tal pode ser conseguido através de um backlink para o seu site.
5. Envolva a sua empresa na comunidade
Além das estratégias mais técnicas de construção de backlinks, outra forma eficaz de conseguir angariá-los é através do envolvimento da sua empresa na comunidade onde está sediado.
Seja através de patrocínios locais, donativos, trabalhos de caridade ou associações comerciais com empresas localizadas na mesma cidade, existem inúmeras oportunidades de construção de backlinks baseadas em relacionamentos já existentes ou em ações ou eventos em que a empresa participa.
Se participar ou organizar ações ou eventos locais relevantes para a comunidade, além de dar a conhecer a sua empresa, provavelmente essas atividades irão ser noticiadas, seja pela imprensa local ou por outras empresas envolvidas nas mesmas. Do mesmo modo, essas ações ou eventos podem até ser partilhados por empresas dentro do ramo que não estejam envolvidas na organização dos mesmos. Desta forma, certamente que a sua empresa será mencionada na maioria das publicações acerca de cada uma dessas atividades, tendo a oportunidade de ganhar mais backlinks de referência que reencaminhem os utilizadores para o seu site!
Além das estratégias que lhe permitem angariar backlinks de qualidade e, assim, melhorar a classificação das suas páginas web nos resultados dos motores de pesquisa, também é extremamente necessário ter atenção aos links que deve evitar! Um “bad link” prejudica o website por ser um sinal de spam e, em casos extremos, pode mesmo ser penalizado. Algumas táticas que podem penalizar o site e cujos links são desvalorizados pelo Google são os links pagos, uma vez que a compra de links é uma clara violação ao padrão de construção de links de qualidade definido pelo Google, o excesso de troca de links (em que duas empresas se referenciam mutuamente), links provenientes de redes de blogs, como fóruns, ou de empresas específicas que tendem a enviar muitos links para empresas não relacionadas, como sites de casinos, ou ainda links em caixas de comentários.
Tome nota: muitas vezes quantidade não é qualidade! Invista na angariação de links de facto relevantes para o seu negócio e com sentido para o algoritmo de motores de pesquisa cada vez mais qualificados, como é o Google. Já experimentou alguma destas estratégias? Se ainda não as implementou, qual irá testar primeiro? Conte-nos tudo nos comentários!