Não seja enganado por ofertas de link exchange (troca de links)

Temos recebido, por parte de muitos dos nossos clientes, pedidos de esclarecimento sobre se devem aceitar troca de links pois recebem muitas solicitações deste género. Por esta razão e por consideramos que é um tema importante vamos tentar explicar de forma resumida as implicações que tem a troca de links.

Em primeiro lugar é importante estar consciente que o linkbuilding (prática de inserção de links) é uma das áreas fundamentais no trabalho de SEO (Search Engine Optimization) com uma importância elevada para a conquista de rankings nos motores de pesquisa. Links contribuem em cerca de 40% dos fatores de contribuição para melhoria de rankings, conforme podem verificar no gráfico sobre Ranking Factors 2013 elaborado pelo MOZ com base na recolha de opinião de 128 profissionais de SEO.

MOZ Ranking factors 2013

Fonte: MOZ Ranking Factors 2013

http://moz.com/rand/wp-content/uploads/2013/08/rank-factors-pie-2013lrg.gif

Os objetivos / resultados do trabalho de linkebuilding são:

  • Aumento de tráfego (nos casos em que a fonte do link tem relevância para o site em questão)
  •  SEO (quando a fonte do link é relevante e de confiança)

No caso de colocação de um link para o seu website é preciso estar consciente que nem sempre é benéfico, ao contrario do que muitas vezes possa parecer. Temos ouvido muitas pessoas comentarem que quanto mais links tiverem para os seus sites melhor. É um mito. A verdade é que o Google penaliza severamente sites cuja fonte de links não sejam de confiança, como, por exemplo, são os ‘link farms’, e excesso de links. Estes sites são considerados pelo Google como link spamers, são penalizados e consequentemente todos os sites que lá tiverem links.

É fácil cair nesta ‘armadilha’ de obtenção de links por via de troca. Importa portanto ter em conta o seguinte, para evitar surpresas desagradáveis:

 

  • Deve desconfiar sempre que receba um pedido para troca de links que

. Apenas tenham o contacto de e-mail e que não tenham pelo menos o telefone, morada etc…

.Vários mails de empresas diferentes e pessoas diferentes mas com exatamente o mesmo conteúdo

. Os sites de empresas que também tem links neste site que lhe pediu têm apenas imagens e não tem possibilidade de navegação

. A pessoa que o contactou forneceu um link para o seu perfil em que apresenta a imagem de uma menina de boa aparência, com muita experiência em SEO e sem nenhuma ligação ou então o oposto – imensas ligações

. Não seja feito nenhum pedido concreto de troca de links entre um site específico e o seu. Nestes casos trata-se de automatismos de linkbuilding, uma forma penalizada pelo Google

Aqui ficam alguns exemplos do conteúdo de e-mails a pedir uma troca de links que deve desconfiar e não aceitar. Note que até mesmo o próprio Google recebe estes mails:

Dear google.com, I visited your website and noticed that you are not listed in most of the major search engines and directories…

————————————–

Hi,

My name is Rachel,

I would like to suggest a free link exchange with XXXXX-trade.com or any other sites you own.

You will be pleased to know that now I am having a handful of quality projects for free link exchange

that I am sure could be beneficial and productive for both of us.

Please let me know if you interested in more details, or have any other thoughts on the matter.

Waiting to hear back from you!

Rachel Grey

http://www.optimizedseo.org/
http://www.linkedin.com/pub/rachel-grey/4a/9ab/b29

—————————————————-

Hi,
My name is Brooke,
I would like to suggest a free link exchange with tradein-tradeout.com or any other sites you own.
You will be pleased to know that now I am having a handful of quality projects for free link exchange
that I am sure could be beneficial and productive for both of us.
Please let me know if you interested in more details, or have any other thoughts on the matter.
Waiting to hear back from you!

Brooke Black
http://www.instantraffic.com
http://www.linkedin.com/pub/brooke-black/84/2a1/407

—————————————————-

Mas então, podem perguntar, não se devem aceitar pedidos para troca de links? A troca de links traz valor?

Para aceitar trocar links deve considerar, como principio, que têm de trazer valor acrescido para o seu site. Por isso, o site para o qual esta a ‘linkar’ deve ter uma mais elevada autoridade e mais confiança, o que significa que tem um ranking alto nos motores de pesquisa logo irá adicionar valor também para o seu site. Sites que tenham como extensões de domínio “.edu” e “.org” são considerados apetecíveis pois contribuem com alto valor de link.

A troca de links é positiva no sentido em que trará mais tráfego para o seu site e isso ajuda á navegação entre sites na procura de conteúdo com valor. Deve é ser feita da forma mais natural possíveis e não realizada massivamente através de esquemas automáticos e redes de links pois mais tarde ou mais cedo o seu site acabara sendo penalizado pelo Google. Confira a política do Google sobre esquemas de obtenção de links

https://support.google.com/webmasters/answer/66356?hl=en

É preferível executar um trabalho específico de linkbuilding de modo a conseguir links para o seu site sem recurso a troca pois estes trazem muito mais valor. Um link deste traz mais ‘link juice’, por isso é melhor investir num trabalho que, apesar de lhe dar resultados a médio prazo, dar-lhe-á melhores resultados e mais consistentes. Se não conseguir ou não tiver na sua empresa ninguém com conhecimentos de SEO contacte uma empresa especializada SEO para realizar esta tarefa tão importante para o seu negócio e que lhe pode trazer enormes benefícios.

Deixamos-vos com uma última sugestão sobre a troca de links: considere apenas com bons olhos a troca individual de links, apenas quando o site em questão for de alta qualidade, interessante para os seus leitores, da sua área de atuação e não concorrente.

 

Scroll to Top