As redes sociais são uma forma de interligarem milhões de pessoas, criando relações empresariais ou pessoais, podendo ainda formar laços virtuais de amizades ou negócios. As redes têm crescido muito ao longo dos últimos anos, o que poderá ser bastante positivo, tanto para as empresas que estão presentes como para as que possam vir a estar. São sinónimos de sociabilidade num mundo em que são inegáveis as facilidades que a rede mundial de computadores proporciona.
Estar ou não estar presente é a grande questão e por isso vamos dar-lhe alguns motivos pelos quais deve estar presente:
1. Ajuda-o a conhecer o perfil de potenciais clientes;
2. Permite compreender a visão que os consumidores têm da empresa/marca através dos comentários;
3. É uma forma de aumentar o alcance do marketing;
4. Pode promover a divulgação dos serviços prestados;
5. Possibilidade de ampliar o serviço de atendimento, usando os media como um serviço ao cliente eficaz;
6. Permite partilhar ideias e inovações interessantes ao público-alvo;
7. Consegue manter os clientes informados sobre novidades da empresa/marca;
8. Permite que esteja atualizado quanto às ações realizadas pelos concorrentes;
9. Permite atualizar-se sobre o mercado e o segmento onde a empresa/marca atua;
10. É uma forma de encontrar novos clientes;
11. Permite encontrar divulgadores dos seus serviços (partilha pode gerar partilha);
12. Possibilita aumentar o número de visitas ao site da empresa/marca;
13. Permite atrair parceiros para a empresa;
14. Permite desenvolver um relacionamento eficaz de fidelização entre a empresa/marca e o cliente.
Dito isto, estar presente nas redes sociais pode ser fundamental para muitas empresas, sendo mais importante em alguns setores de atuação do que em outros, mas estar presente é um passo.
Por outro lado, as empresas com o objetivo de conquistar uma maior notoriedade utilizam cada vez mais as redes sociais. É um ambiente que é muito procurado, visto por milhares de pessoas e com um grande impacto. Nos dias que correm, conseguimos observar que muitas empresas usam as redes sociais para venderem os seus produtos ou serviços.
A publicidade que é gerada pelas redes sociais consegue ser muito eficaz, dado que um grande número de consumidores está presente nas mesmas. As redes sociais ajudam a construir uma imagem positiva das empresas ou marcas, permitindo estar muito próximo daqueles que são os seus clientes, simpatizantes e parceiros.
Quando pensamos nas redes sociais, temos de ter em atenção um detalhe que é muito importante, na nossa opinião, que é o planeamento. Deve-se planear quais são os conteúdos a serem partilhados, de forma a explorarem ao máximo cada ferramenta das redes sociais (textos, fotos, vídeos, notas e aplicativos) para que o perfil não se torne monótono e pouco interessante. Com um bom trabalho de conteúdo consegue-se conquistar o interesse e fidelidade dos seguidores, construindo-se uma relação.
empresas, redes sociais, presença das empresas nas redes sociais
Ficar de fora das redes sociais é deixar de lado opiniões importantes, que podem ajudar no crescimento da marca/empresa. Estar inserido no ambiente digital, sem que exista um planeamento adequado, poderá deixar os seguidores, fãs e possíveis novos clientes com uma perceção negativa sobre a empresa.
Por isso, se a sua empresa ainda não está nas redes sociais, talvez seja importante pensar nesse investimento, que a médio/longo prazo poderá trazer-lhe muitos benefícios.