UPDATE: Dimensão ideal para a Meta Description em 2018 volta ao tamanho inicial?

No final do ano passado, noticiámos que o Google tinha mudado o modo como exibia as Meta Descriptions nos resultados de pesquisa, apostando em fragmentos de textos mais descritivos e utilitários que, como tal, se tornavam mais longos.

As Meta Descriptions em 2018 poderiam ter, assim, um limite de caracteres bem superior aos anteriores 155, o que inundou as páginas de resultados dos motores de pesquisa (SERPs) com fragmentos de texto com cerca de 300/320 caracteres, um número bastante interessante para quem desejava descrever as suas páginas web de forma mais pormenorizada.

Tamanho-Meta-Description

No entanto, em maio de 2018 tudo mudou…

Os profissionais de SEO começaram a verificar uma redução no comprimento das Meta Descriptions nos resultados de pesquisa, as quais só eram exibidas até aos originais 155 caracteres. De facto, no dia 14 de maio, Danny Sullivan, diretor de conteúdos e cofundador do Google, confirmou que a dimensão das descrições das páginas apresentadas nos resultados do maior motor de pesquisa do mundo é novamente mais curta. Numa publicação na rede social Twitter, Sullivan afirma que as meta-descrições são agora mais curtas do que nos primeiros 6 meses de 2018, apesar de continuarem a ter uma dimensão maior do que anteriormente à alteração implementada pelo Google no final de 2017.

Danny-Sullivan-Meta-Description

Apesar disso, Sullivan refere que o Google não se compromete com uma Meta Description mais específica ou mais descritiva, explicando que o tamanho deste fragmento de texto é dinâmico, variando de acordo com o que os sistemas do Google julgam ser mais útil.

 

Sendo assim, quão longa deve ser a Meta Description em 2018, após a atualização de maio?

Uma Meta Description é uma tag que integra o código HTML das páginas web, contendo uma breve descrição do conteúdo da página a que está associada, o que ajuda os usuários a perceber se o conteúdo da página é o que procuram. Como tal, é necessário que a mesma seja informacional, interessante e apelativa, para que conduza o usuário a clicar na página. Além de gerar uma maior taxa de cliques e mais tráfego para o website, uma boa Meta Description é ainda bastante importante para melhorar os seus resultados nos SERPs.

Como tal, as Meta Descriptions que cria não devem ser demasiado curtas, não só para garantir que as mesmas são descritivas o suficiente, como também para impedir o Google de adicionar meta-descrições próprias às suas páginas, devido à falta de informação.

Quando o Google alterou a dimensão das Meta Descriptions no final de 2017, foram várias as empresas que optaram por rescrever o texto descritivo das páginas dos seus websites para até 320 caracteres. Se a sua empresa foi um destes casos, não entre já em pânico! Como o próprio Danny Sullivan afirmou, o comprimento apresentado nas meta-descrições pode variar, pelo que se torna opcional alterar de novo as Meta Descriptions das suas páginas para os 155 caracteres, ao invés dos 300. No entanto, importa relembrar que tal alteração irá garantir que as mesmas não surjam cortadas nas páginas de resultados dos motores de pesquisa.

Se optar por manter as descrições das suas páginas com 300/320 caracteres, garanta que as mesmas têm o conteúdo principal nos primeiros 130 a 150 caracteres, de forma a ter a certeza que essas informações surgem corretamente em todos os dispositivos eletrónicos. O mais importante é escrever esse conteúdo inicial de forma atrativa e focando os pontos mais fortes do seu negócio, além de manter o restante texto equilibrado e descritivo.

Nunca se sabe se a dimensão das Meta Descriptions aumenta novamente, no entanto, caso a sua meta-descrição não surja nos motores de pesquisa de forma integral, deve ponderar encurtá-la, uma vez que não aparecerá da forma mais apelativa aos seus potenciais clientes.

 

Como escrever uma boa Meta Description?

Já referimos que as Meta Descriptions devem descrever sumariamente o conteúdo das páginas do seu website, para que o usuário saiba exatamente o que vai encontrar quando clicar no link. Deste modo, cada página do seu website deve ter uma Meta Description exclusiva. Para otimizar o conteúdo desta tag, deve lembrar-se de:

   1. Veja a Meta Description como um convite para a sua página

As Meta Descriptions têm uma grande relevância para encaminhar potenciais clientes para as páginas do seu website. Dado incluir as primeiras informações que os usuários terão acesso ainda antes de clicarem no link da página, deve pensar na Meta Description como um convite aos usuários da Web para visitarem o seu website.

Meta-Description-Convite

Assim sendo, forneça informações suficientes para captar a atenção do usuário, criando um resumo do conteúdo da página preciso e direto, que indique claramente o que os usuários irão encontrar na página do seu website. Descrições que não correspondem ao conteúdo da página serão mesmo penalizadas pelo Google, além de levarem a que os usuários se sintam enganados pela sua empresa, aumentando a taxa de rejeição do website.

Além disso, certifique-se que as suas Meta Descriptions incluem uma solução ou benefício para o usuário. Pense nas necessidades ou desejos do seu target e dê-lhes uma clara vantagem para clicar e visitar as suas páginas web. Tal pode conduzir mesmo à introdução de conteúdo específico, dependendo da sua área de negócio. Por exemplo, se vender um produto para especialistas em tecnologia, pode focar as especificações técnicas do produto de forma a aliciar ainda mais o clique de usuários que estiverem à procura especificamente desse produto. Por seu lado, se o objetivo for vender algum produto/serviço numa determinada localidade, no caso por exemplo de um restaurante, inclua sempre o nome da cidade ou região na Meta Description do seu site.

   2. Inclua a palavra-chave mais importante da página pelo menos uma vez

Para otimizar a sua Meta Description para os motores de pesquisa e torná-la ainda mais relevante para os seus clientes, inclua sempre a palavra-chave primária de cada página neste fragmento de texto, se o puder fazer naturalmente. De facto, se a palavra-chave pesquisada pelos usuários corresponder ao texto da Meta Description da sua página, o Google estará mais propenso a destacar essa página nos resultados da pesquisa, o que irá aumentar a taxa de cliques.

Do mesmo modo, inclua palavras-chave secundárias que se relacionem com o conteúdo central da página e ainda palavras-chave sinónimas da sua palavra-chave principal, pois atualmente o Google já reconhece e distingue sinónimos, valorizando a sua utilização.

O recurso a sinónimos é bastante apropriado para evitar repetir a mesma palavra-chave várias vezes no mesmo fragmento de texto. Na verdade, utilizar várias vezes a mesma palavra torna a Meta Description pouco natural para o usuário, além de até poder ser considerada pelo Google como spam.

    3. Utilize calls-to-action para incentivar o clique

Apesar de o conteúdo das suas Meta Descriptions dever ser claro e direto, considere reservar alguns dos seus caracteres para a criação de um call-to-action apelativo, incentivando os seus clientes a clicarem na página, ou mesmo dando-lhes uma oferta.

Call-to-Action

Calls-to-action como “Saiba mais”, “Conheça a nossa empresa”, “Experimente gratuitamente durante 30 dias” ou “Portes Grátis” são uma boa opção para aumentar a sua taxa de cliques. Do mesmo modo, pode começar as suas frases com verbos que incitem a ação como “Aprender”, “Descobrir” ou “Ganhar”, acompanhando-os com detalhes específicos do que os usuários irão exatamente obter se clicarem nos seus links.

O importante é pensar no call-to-action como o seu texto de vendas, em que o “produto” corresponde à página vinculada à respetiva Meta Description.

Apesar de o algoritmo do Google estar constantemente a ser atualizado, uma coisa é certa: manter as Meta Descriptions das suas páginas web coerentes, apelativa e descritivas é meio caminho para obter credibilidade perante potenciais clientes e atrair mais visitas orgânicas para o seu website. Siga as dicas que lhe apresentámos e os resultados irão surgir!

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