Publicidade Display: Como criar um banner infalível?

No Comments

Quando planeia a presença online do seu negócio, um dos passos mais importantes é decidir onde quer estar presente.

A sua estratégia de comunicação digital pode ser realizada através de vários meios. Pode criar uma ficha de empresa local, em plataformas como o Google MyBusiness, pode criar um Website, marcar presença nas mais diversas redes sociais, criar um blog, ou até mesmo estar presente noutros Websites online, através de campanhas publicitárias em rede display.

As campanhas display correspondem a um tipo de publicidade paga, baseando-se na criação de anúncios que surgem em páginas da Web, como Websites. Estes anúncios surgem sob a forma de banners e podem conter texto, imagens ou vídeos, surgindo normalmente nas laterais ou no topo das páginas Web. Ao clicarem nos anúncios display, os utilizadores são reencaminhados para uma página determinada pela empresa, como o seu Website ou uma Landing Page específica.

Como tal, nas campanhas de publicidade display, um dos pontos mais críticos é a qualidade e originalidade do banner criado, pois são estas características que irão chamar a atenção dos utilizadores, fazendo com que cliquem no seu anúncio e sejam conduzidos para a página que deseja.

 

Como criar um banner eficaz para a minha campanha display?  

Sendo uma forma de publicidade paga, na qual investe em espaços publicitários online para que os seus anúncios sejam vistos por um dado público, é essencial que consiga obter retorno do investimento realizado, ao transformar potenciais clientes em clientes efetivos.

Nesse sentido, é necessário realizar uma correta segmentação destes anúncios no que diz respeito às características do público-alvo da campanha e ainda quanto aos Websites em que pretende que os anúncios surjam, para que se relacionem de alguma forma com o seu negócio. Além de segmentar criteriosamente os anúncios, estes devem apresentar alta qualidade e relevância para o público que definiu, pois só assim conseguirá obter uma maior Taxa de Cliques, gerar mais tráfego para o seu Website ou página de destino selecionada e ainda diminuir o Custo Por Clique (CPC ) do seu anúncio.

Mas como criar um banner que leve a que os seus potenciais cliquem no anúncio?

   1. Use o formato certo

Os banners que criar para os seus anúncios podem ter uma variedade de tamanhos e formatos.  De acordo com o Google Adsense, o serviço de anúncios de publicidade display do Google, existem cinco tamanhos-padrão de banners que são mais eficazes neste tipo de publicidade, conduzindo a maiores ganhos para a empresa, em termos de cliques e impressões:

Tamanhos banners

Para escolher um ou vários destes tamanhos-padrão, deve pensar nos objetivos da sua campanha, qual o target que pretende atingir e ainda qual o conteúdo que os seus anúncios irão conter. Pode, por exemplo, precisar de mais espaço visual para colocar a imagem que pretende, tendo de recorrer a banners com maiores dimensões. Por outro lado, se o foco do seu anúncio corresponder a uma mensagem em texto ou um botão de call-to-action, já poderá optar por um banner mais pequeno, como o Leaderboard.

Caso tenha budget suficiente, aproveite para criar anúncios em vários tamanhos. Isso dá-lhe a oportunidade não só de conseguir que os seus anúncios surjam em espaços de websites diferentes, o que lhe dá maior visibilidade, como também consegue apelar a vários tipos de público, uma vez que a atenção dos seus clientes é despertada por diferentes gatilhos. Ao mesmo tempo, procure adaptar o tamanho dos seus anúncios a espaços publicitários online próximos do conteúdo principal do website, pois isso possibilita que mais pessoas vejam e entrem em contacto com o seu anúncio.

No entanto, não se esqueça que, além de criar banners com os formatos-padrão identificados como mais eficazes, pode também apostar na produção de anúncios em formatos menos procurados. Porquê? Estes formatos, dado não terem uma procura tão elevada como os formatos-padrão, são também aqueles que detêm menos concorrência e, logo, um CPC mais baixo. Assim, ao conjugar a criação de anúncios nestes dois tipos de formatos, consegue não só obter elevados níveis de engagement como também despender um menor orçamento na divulgação dos seus anúncios display!

 

   2. Consistência e simplicidade do anúncio

Dado o pequeno espaço que tem à disposição para transmitir a sua mensagem e captar a atenção e o interesse dos seus clientes, a criação de banners consistentes e simples é sempre mais eficaz e atrativa para o usuário.

O esquema mais utilizado em anúncios de publicidade display é constituída por três componentes básicos: o logótipo da marca, o qual gera reconhecimento para a empresa e maior confiança no anúncio por parte do público-alvo; a proposta de valor, que corresponde ao produto/serviço que está a comunicar; e um apelo à ação através de um botão de call-to-action, o qual irá encaminhar os seus clientes para a página web que pretende.

Esquema banners

Assim, é a sua proposta de valor que deve ser a parte central do anúncio, pois é o que irá despertar o interesse do seu público e conduzir a um maior número de cliques no anúncio. No entanto, ainda que a proposta de valor deva ser bastante valorizada, todo o ambiente que envolve essa mensagem deve estar consistente com a mesma, potenciando o seu impacto no cliente. Como tal, todos os elementos que fazem parte do seu banner, como imagens, vídeos, texto, botões de call-to-action ou animações devem estar visualmente alinhados e ter consistência entre si, de modo a que o todo fique harmonioso e apelativo. Além disso, o seu anúncio deve ser consistente com a identidade corporativa da empresa, bem como com o design do seu website e anúncios anteriores, de forma a que a sua comunicação seja mais facilmente reconhecida e memorizada pelos clientes.

Da mesma forma, não inclua demasiadas informações ou elementos visuais no seu anúncio. Apesar de as imagens ou animações serem bastante atrativas, nem todos os anúncios têm de utilizar estes elementos para serem bons anúncios. O que deve pensar é o que realmente é importante que o seu anúncio contenha, e usar apenas os componentes que contribuem para a mensagem que pretende transmitir. Anúncios clean e simples permitem que a mensagem seja transmita de melhor forma e conduzem a melhores resultados!

 

   3. Texto objetivo e memorável

O texto do seu anúncio corresponde à mensagem que pretende transmitir aos seus clientes e potenciais clientes, de acordo com os objetivos da sua campanha: apresentar as caraterísticas únicas do seu produto ou serviço, anunciar uma promoção, desconto ou oferta especial ou até mesmo dar a conhecer a sua empresa.

Como tal, é o texto que irá captar a atenção dos seus clientes e despertar o seu interesse em saber mais sobre a oferta, pelo que a clareza da mensagem é essencial no sucesso dos seus anúncios em publicidade display.

Atualmente, dada a grande quantidade de anúncios online, os usuários são constantemente bombardeados com uma grande quantidade de informação. Desta forma, o seu texto precisa de ser objetivo e destacar-se pela criatividade, de modo a conquistar os seus clientes de forma imediata.

Crie um slogan que seja breve, criativo e chamativo, ao mesmo tempo que informa os seus clientes quanto à sua oferta. Para tal, pense em como os seus clientes desejariam ser interpelados, quais os seus interesses e as maiores necessidades a que o seu produto/serviço irá atender. Depois, pense em como pode transmitir o que pretende de forma impactante e memorável, de acordo com as caraterísticas que definiu para o seu target. Se for o caso, pode recorrer a um sentido de urgência no texto, introduzindo frases como “Oferta por tempo limitado!” ou “Últimas vagas!”, o que o irá ajudar a aumentar a Taxa de Conversão.

Banner com mensagem de oferta limitada

Certifique-se também que utiliza sempre uma fonte legível e um tamanho adequado para que o anúncio possa ser lido em todos os tipos de dispositivos. Tipos de letra demasiado arredondados ou extremamente finos e tamanhos muito pequenos dificultam a leitura da mensagem, não tirando partido de todo o seu potencial.

 

   4. Destaque um botão de Call-to-action

Os botões de call-to-action (CTA) têm como objetivo gerar uma ação imediata nos seus clientes, reencaminhando-os diretamente para a página de destino escolhida por si.

Estes botões visam, assim, chamar a atenção do usuário e convidá-lo a realizar uma determinada ação, que irá depender dos objetivos da sua campanha. Se, por exemplo, o seu objetivo corresponder à inscrição em algum tipo de evento, pode criar uma mensagem de call-to-action como “Inscreva-se agora!” ou “Saiba mais informações!”. Por outro lado, se o objetivo for conduzir à venda, o botão de call-to-action do seu anúncio já deverá ter como mensagem “Comprar agora!” ou “Reservar agora!”.

Exemplos Call-to-action

No entanto, não chega ter uma mensagem apelativa para captar a atenção dos usuários da Web. Os botões de call-to-action devem sempre ter um destaque especial no seu banner, pois só assim irão captar a atenção dos seus clientes e conduzi-los ao clique. Isso pode ser conseguido tornando o CTA num botão visualmente apelativo, com uma cor de maior realce em relação às restantes cores presente no banner. Além disso, o texto do CTA deve ser sempre curto e direto, não ultrapassando as duas ou três palavras, de forma a facilitar uma leitura rápida.

Os botões de call-to-action podem realmente aumentar a Taxa de Cliques do seu anúncio. Contudo, para um CTA realmente eficaz, não se esqueça de dedicar algum tempo à realização de testes A/B, de forma a identificar qual o tipo de mensagem que tem um melhor desempenho.

 

   5. Teste, ajuste e tente de novo!

Apesar de todas as dicas dadas até agora serem extremamente relevantes e o ajudarem a obter melhores resultados com os seus anúncios online, a verdade é que não existe melhor forma de atingir o sucesso do que testar, analisar os resultados obtidos e otimizar os seus anúncios.

Para encontrar o tipo de banner que melhor funciona para os seus clientes, crie algumas variações do mesmo anúncio, em termos de cores, formatos, linhas gráficas e até do conteúdo presente no anúncio e das mensagens de call-to-action. Teste os banners criados através de testes A/B e vá ajustando os seus anúncios consoante aqueles que obtiverem melhores resultados, testando-os novamente.

Através deste processo, vai compreender quais os anúncios que funcionam melhor e que mais rapidamente geram cliques e conversões, conseguindo tornar os seus banners cada vez mais impactantes e eficazes!

Quando planeia as suas campanhas display, tenha ainda atenção se a forma como o anúncio surge na página não será demasiado intrusiva para o utilizador, pois isso pode prejudicar a sua campanha. Além disso, se dispõe de apenas alguns segundos para conquistar a atenção dos seus clientes e fazer com que estes cliquem no seu anúncio, critique-se que aproveita cada um desses segundos ao máximo. Crie banners apelativos, que gerem interesse e que levem os consumidores a agir. Tudo o que precisa é de criatividade, inovação e um pouco de ousadia!

No Comments

    Leave a Comment