Instagram Ads: 5 conselhos para uma campanha de sucesso

No Comments
Instagram Ads

O Instagram está a ganhar cada vez mais relevância em Portugal. A rede social que privilegia a partilha criativa de imagens e pequenos vídeos está em grande crescimento e é uma das preferidas do público português.

Dados recentes divulgados pelo estudo Os Portugueses e as Redes Sociais da Marktest Consulting, acerca dos hábitos e preferências dos portugueses face às redes sociais, relevam que o Instagram é a segunda rede social mais utilizada em Portugal, sendo apenas ultrapassada pelo Facebook.

Segundo o mesmo estudo, 50% dos portugueses que utilizam redes sociais têm conta no Instagram, sendo a rede social com maior crescimento em Portugal em 2017. Em comparação com o ano passado, o Instagram deteve um aumento relativo de 35% quanto ao número de utilizadores, afirmando-se como uma rede social com uma grande capacidade de expansão no mercado.

Se grande parte dos utilizadores de redes sociais portugueses marcam presença no Instagram, as empresas não podem ignorar esta rede social quando planeiam as suas estratégias de comunicação digital.

Em 2015, o Instagram passou a permitir que os perfis empresariais veiculassem anúncios na plataforma em formato de imagem, vídeo ou carrossel de imagens. Estes anúncios podem ser apresentados no Instagram e no Instagram Stories, oferecendo às empresas múltiplas opções para criar conteúdo atrativo que, além de promover o produto ou serviço, envolva o público-alvo e incite à interação.

Mas como criar um bom anúncio? Nós damos uma ajuda!

 

5 conselhos para criar os melhores anúncios do Instagram

No que diz respeito aos anúncios do Instagram, criar bom conteúdo é essencial para captar a atenção do público. Anúncios curtos, dinâmicos e criativos conseguem mais facilmente gerar interesse, ao mesmo tempo que não prejudicam a experiência do usuário na rede.

  1. Segmente bem o seu público-alvo

A sua audiência é o sucesso das suas campanhas. Deste modo, ajustar os seus anúncios para um público-alvo bem definido deve ser um dos aspetos a dar mais relevância.

Dado que o Instagram pertence ao Facebook, terá de utilizar o Facebook Business Manager para segmentar a sua audiência.

Segmentação

Não desperdice dinheiro para tentar atingir o maior número de pessoas possível, mas invista antes nos clientes que realmente irão acrescentar valor para a sua empresa.

Para tal, crie uma Buyer Persona para os seus anúncios, pensado especificamente como os seus clientes se caraterizam quanto à idade, género, localização geográfica, hábitos, interesses, necessidades ou comportamentos.

Pode ainda recorrer a uma segmentação mais personalizada e dirigir os seus anúncios de Instagram para, por exemplo, pessoas que já visitaram o seu website. Pode ser ainda mais específico e segmentar os seus anúncios para pessoas que visitaram o seu website e realizaram uma ação particular no mesmo. No entanto, para fazer este tipo de segmentação precisa de ter o pixel de Facebook instalado no seu website.

Uma correta segmentação permite-lhe apresentar os seus anúncios aos segmentos de público mais relevantes, aumentando a Taxa de Cliques e a probabilidade que ocorram conversões.

  2. Aposte na qualidade das fotografias e na curta duração dos vídeos

Numa rede social tão visual e veloz como o Instagram, é importante ter um cuidado especial com a qualidade das fotografias e com a duração dos vídeos.

Anúncios em vídeos e fotos

Para que os seus anúncios no Instagram captem a atenção do público e levem ao aumento de vendas e do reconhecimento da marca, a utilização de imagens de alta qualidade é imprescindível.

No entanto, não precisa de ser fotógrafo profissional para as conseguir! Basta investir em fotografias clean, com poucos elementos, de forma a destacar o produto ou o logótipo da marca. Do mesmo modo, as fotografias devem estar direitas, simétricas e com boa iluminação. Todas as imagens da campanha devem ainda ser consistentes entre si, de forma a serem facilmente reconhecidas pelo seu público, e não ter mais do que 20% de texto. No Instagram, conte a sua história por imagens e frases curtas!

Se optar por criar conteúdo em formato de vídeo, este deve ter no máximo 1 minuto e fazer sentido mesmo sem som. Ter conteúdos mais curtos no Instagram torna-se numa vantagem pois estes são mais facilmente visualizados até ao final e criam um maior envolvimento com o usuário.

Desta forma, irá conseguir que os seus anúncios sejam similares às fotografias e vídeos que os usuários estão habituados a visualizar no Instagram, não interrompendo a sua experiência na rede.

  3. Use botões call-to-action

Quando cria um anúncio no Instagram, pode incluir um botão com um link clicável que surge na parte inferior da imagem ou vídeo.

A utilização de um botão call-to-action é extremamente importante para garantir o sucesso das suas campanhas no Instagram, uma vez que é a partir dos mesmos que consegue redirecionar os seus clientes para uma determinada ação.

Botões call-to-action

Este botão pode ter vários tipos de mensagem, como “Comprar agora”, “Reservar agora”, “Saber mais”, “Regista-te” ou “Enviar mensagem”, dependendo do seu objetivo de negócio e do que pretende que os seus clientes façam.

Por exemplo, se pretende que os seus clientes descarreguem a aplicação da sua empresa, pode criar um anúncio com um botão call-to-action com a mensagem “Descarregar”, o qual irá reencaminhar os seus clientes para a página na qual podem descarregar a aplicação.

Do mesmo modo, faça testes A/B para ver qual o call-to-action que traz os melhores resultados para a sua empresa.

  4. Tire partido do Instagram Stories

Para anunciar no Instagram, utilizar apenas o formato tradicional, em que a publicidade surge no feed dos utilizadores, é não aproveitar todas as oportunidades que a rede tem para oferecer.

instagram stories

Os anúncios divulgados através do Instagram Stories podem ser compostos por uma única foto ou por um vídeo até 15 segundos.

Estes anúncios surgem entre as histórias dos usuários, permitindo-lhe divulgar a sua campanha mantendo a experiência do usuário consistente e fluída. Do mesmo modo, o facto de os anúncios do Instagram Stories serem os únicos que cobrem todo o ecrã do dispositivo, dá-lhe a oportunidade de manter todo o foco do usuário no seu anúncio.

No entanto, como estes anúncios têm uma curta duração, e podem ser facilmente ignorados através de um toque no ecrã, precisa de condensar todos os seus esforços para criar uma mensagem que realmente cative o público.

Para tal, deve criar conteúdo criativo que vá diretamente ao ponto-chave que deseja destacar no anúncio, de acordo com o objetivo da campanha. Os anúncios no Instagram Stories são mais eficazes se realmente inserir um design criativo em vez de uma fotografia pura.

Do mesmo modo, considere acrescentar aos anúncios botões call-to-action, de forma a gerar conversões mais facilmente. Como estes botões surgem na parte inferior do anúncio, inclua pequenas frases na imagem como “Deslize para ver mais produtos!”, ou diga-o através de vídeo, dando aos usuários um impulso extra para realizarem a ação que pretende.

  5. Leve influenciadores a participar nos seus anúncios

Uma das melhores estratégias para divulgar os seus anúncios é fazer parcerias com influenciadores reconhecidos no meio, para que estes surjam nos seus anúncios.

A verdade é que as pessoas tendem a confiar mais nas mensagens publicitárias quando estas se associam a alguém que reconhecem e em quem acreditam. Portanto, criar parcerias com influenciadores que se relacionem com o seu produto ou serviço irá permitir-lhe ter um maior número de pessoas interessada nos seus anúncios.

instagram ads influenciadores

No Instagram, existem influenciadores que se dedicam a variadas áreas de negócio, como moda, culinária, estilo de vida, turismo ou desporto. Estes influenciadores têm já o seu próprio público construído, com pessoas com interesses semelhantes. Normalmente, estes influenciadores têm também ideias formadas sobre a melhor forma de divulgar produtos/serviços no Instagram para esse público específico, podendo ajudá-lo a criar uma boa campanha.

Supondo que têm um negócio de roupa desportiva, poderá criar uma parceria com um personal trainer reconhecido ou com uma modelo fitness, e fotografá-los a utilizar o seu vestiário. Ao surgirem no seu anúncio, estes influenciadores irão captar desde logo a atenção do público, e envolve-lo de forma mais eminente.

Assim, criar bons anúncios no Instagram irá permitir aumentar a visibilidade e reconhecimento da sua empresa, conduzindo não só a um maior número de seguidores como à maior Taxa de cliques e ao aumento de conversões.

Agora, dê asas à sua criatividade e faça os seus anúncios brilhar no Instagram!

No Comments

    Leave a Comment