5 dicas para preparar o seu E-commerce para a época de Natal!

Estamos no início de novembro. Os relógios acabaram de atrasar uma hora, dando-lhe a oportunidade de desfrutar de um tempo extra, mas… a verdade é que os seus dias de paz e descanso vão terminar durante um tempo: a contagem decrescente até ao Natal começou oficialmente!

Com a aproximação do Natal, é hora de pensar na sua estratégia de comunicação e vendas e preparar efetivamente o seu E-commerce, de modo a aproveitar ao máximo o aumento das pesquisas, tráfego e compras online durante o período festivo.

Em 2018, o número de portugueses que fazem compras online voltou a dar um salto significativo. Comparando com 2017, o número de compradores online aumentou 12%, atingindo os 3,9 milhões segundo a consultora IDC, responsável pelos relatórios anuais sobre a Economia Digital em Portugal. Tal significa que já praticamente metade da população portuguesa que utiliza a Internet móvel (7,8 milhões de pessoas, segundo a ANACOM) faz agora compras pela Internet, com a maioria (79%) a utilizar a Internet no telemóvel, como revelou um inquérito realizado pelo INE. E é muito provável que estes números não parem de aumentar…

Para o ajudar a alcançar os seus objetivos e a vender mais nesta época tão lucrativa, hoje dizemos-lhe o que deve já começar a preparar no seu E-commerce em termos de recursos visuais, estratégias de marketing online e análise de dados. Os resultados irão falar por si!

 

5 dicas para aumentar as vendas de Natal do seu E-commerce

Todos sabemos quão importante um website é para o sucesso do seu negócio online. É no seu site que os clientes encontram informações sobre a sua marca, entram em contacto consigo e exploram os seus produtos ou serviços, podendo acabar por adquiri-los.

Do mesmo modo, sabemos como o design, a organização e a funcionalidade de um website podem afetar as vendas, principalmente em alturas como o Natal, em que se atinge um pico de tráfego.

Como tal, neste Natal garanta que o impacto do seu E-commerce seja positivo e alcance as suas metas de vendas, preparando em antecedência o seu website com as nossas dicas!

   1. Analise os dados do ano passado

A melhor forma de começar a definir a sua estratégia de Natal, é analisar o que correu bem e o que correu mal no ano passado.

A verdade é que não necessita reinventar um plano de marketing digital a cada ano, mas perceber o que resulta para os seus clientes. Neste ponto, as métricas são importantes, pois entende como os clientes se comportaram na época de Natal passada e como as vendas se processaram. Só assim saberá em que tipo de comunicação investir e que estratégia de vendas adotar.

Deste modo, é crucial recorrer ao Google Analytics para averiguar os dados do ano passado relativos à navegação e compras no seu website, analisando fatores como o tráfego, acessos às páginas, taxa de rejeição, taxa de conversão e vendas. Estas informações permitem-lhe obter uma compreensão mais profunda de como o seu website converte na época de Natal, respondendo a questões como:

  • Que média de produtos precisa de ter em stock?
  • Quão rápida tem de ser a entrega?
  • Quais as páginas mais visitadas?
  • Que produtos são mais vendidos?
  • Qual a melhor fonte de entrada de clientes no seu website, durante a época de Natal?
  • Que tipo de problemas teve no ano passado, e como os pode superar?
  • Que metas, realistas e atingíveis, pode estabelecer para este Natal?

Por exemplo, ao perceber quais as páginas mais visitadas durante o período de Natal, consegue ter uma ideia dos produtos que os seus clientes realmente procuram nesta época, fazendo sentido aplicar mais budget na divulgação destes produtos quando for preparar as suas campanhas de publicidade online. Por seu lado, se reparar que os seus clientes compram maioritariamente nos dias que antecedem o Natal, precisa de ajustar os tempos de entrega para que os presentes cheguem a tempo da noite de consoada.

Google-Analytics

Se ainda não tem o Google Analytics configurado no seu E-commerce, juntamente com as conversões adequadas, ainda está a tempo de o configurar antes do pico de vendas de Natal. Perceber como as pessoas interagem com seu site, mesmo que a pouco tempo do Natal, será sempre útil para implementar melhorias na sua estratégia antes das semanas que o antecedem.

Além de analisar estes fatores, deve ainda verificar quais os seus produtos com mais e melhores reviews. Investir na divulgação destes produtos também será uma excelente estratégia para aumentar as vendas este Natal, uma vez que as reviews positivas têm uma enorme influência na decisão de compra dos consumidores. Ao mesmo tempo, pode ainda recorrer a ferramentas interessantes para o ajudar a definir a sua estratégia de marketing de Natal, como o Google Trends, que lhe permite investigar as tendências de pesquisa dos produtos que vende ao longo do ano, e o Google Keyword Planner para perceber o volume de pesquisas mensais que certos termos de pesquisa têm. Ficar ciente de todas estas questão, fará com que esteja mais preparado para atuar melhor num período tão competitivo como o Natal.

   2. Entre no espírito natalício, no online!

Enquanto a decoração natalícia vai tomando conta das ruas e montras de lojas, também chegou a altura de decorar o seu E-commerce!

De facto, um fator muito importante na sua estratégia de Natal é informar antecipadamente o seu público de que algo importante está a chegar e das ofertas competitivas do seu E-commerce.

Assim, pense como pode adaptar o design do seu website, e especialmente da sua Homepage, ao espírito natalício que já se vive por esta altura. Pode, por exemplo, apostar em cores natalícias, como o branco, o verde, o dourado e o vermelho, pode criar um slider ou banners especiais de Natal para a sua Homepage, decorar as várias páginas web com enfeites típicos desta data, adicionar um efeito a todo o site com queda de neve e, até, dar um toque divertido ao seu logótipo para que este se adeque mais ao Natal. Este design natalício deve ser congruente entre as várias páginas do seu website, pois muitos clientes não entram no site através da Homepage, mas através de outras páginas, como páginas de categoria. Além disso, o design escolhido deve também constar em todas as outras formas de comunicação com os seus clientes, como posts nas redes sociais, campanhas de e-mail e newsletters de Natal.

Estas pequenas mudanças são das melhores formas para chamar a atenção do seu target, lembrando-o que o Natal está muito próximo e que está na altura de começarem a fazer as suas compras. Acredite que um design de Natal sublime será uma ótima maneira de inspirar os seus clientes a comprarem os seus produtos ou serviços!

Deste modo, além de trazer o Natal para o design da sua loja online, traga-o também para as descrições e fotos dos produtos. Claro que não necessita de atualizar todos os itens da sua loja, mas poderá ter alguns produtos como “iscos” para atrair mais clientes. Pode reescrever descrições de produtos com palavras-chave atrativas, que se relacionem com a data. As fotos de alguns produtos, por exemplo os produtos mais vendidos, também podem ganhar um toque festivo, com uma moldura de Natal. O ideal será depois destacar estes produtos na Homepage e utilizá-los na sua publicidade online, fazendo com que os clientes acedam ao website a partir dos mesmos, mas acabem por conhecer todo o seu E-commerce.

Categorias-de-natal-websiteE lembre-se sempre que muitos clientes ainda não decidiram que prendas comprar no Natal, por isso o seu E-commerce pode e deve ajudá-los a decidir! Como tal, é importante criar páginas de categorias com foco nesta data. Isso não só ajuda a criar o espírito de Natal apropriado para o seu website, como aprimora a experiência do utilizador e facilita as vendas.

Assim, crie uma página de categoria centrada no Natal, com produtos específicos e ofertas promocionais, bem como páginas de categoria segmentadas por faixa etária, género, gostos ou até parentesco, como “Presentes de Natal perfeitos para homens” ou “Presentes de Natal para a melhor mãe do mundo”. É simples e o sucesso é garantido!

   3. Assegure que o seu website funciona em pleno e é mobile-friendly

Em épocas de aumento de tráfego, como o Natal, não há nada pior do que ter de lidar com um site que é lento a carregar e que tem outros problemas de funcionamento. Tal pode mesmo causar uma frustração tão significativa nos seus clientes que conduz à perda de vendas.

A melhor forma de minimizar a probabilidade de problemas no site durante a época festiva é testar a capacidade do seu servidor e fazer uma manutenção ao site.

A dura realidade é que, segundo a Google, 53% dos visitantes de um website, via mobile, abandonam uma página que leve mais de 3 segundos para carregar – uma tolerância que tem tendência a diminuir nesta época do ano, em que os clientes estão mais apressados e stressados. Ao mesmo tempo, a empresa americana Akamai verificou que um atraso de apenas 1 segundo no tempo de resposta da sua página pode levar a uma perda de 7% nas conversões.

Felizmente, existem várias ferramentas que o podem ajudar a monitorizar os tempos de carregamento das suas páginas web, como o Google PageSpeed ​​Insights, GTmetrix ou WP Checkup, que lhe mostram rapidamente que secções do seu website precisa aperfeiçoar. Para melhorar a velocidade e o funcionamento do site, pode ter de, por exemplo, simplificar as páginas com muito conteúdo, comprimir imagens ou adicionar um plug-in que permita o carregamento dos conteúdos da página enquanto os utilizadores navegam na mesma, evitando o tempo de espera até a página estar totalmente carregada. No entanto, ao melhorar a rapidez do seu site, evite alterações drásticas no layout ou na funcionalidade do mesmo, uma vez que os seus clientes regulares gostam de familiaridade, especialmente quando têm uma grande lista de compras, pelo que grandes alterações à sua experiência podem fazer com que os utilizadores abandonem o website por frustração. Além disso, há riscos envolvidos sempre que faz grandes alterações ao funcionamento de um site, devendo jogar pelo seguro nesta altura.

Teste ainda novamente a usabilidade e rapidez do processo de compra no seu site, limitando o número de campos de formulário apenas aos que são efetivamente necessários, de forma a facilitar a venda.

Website-natal-telemovel

Também para facilitar as vendas, é muito importante não esquecer que as compras online mudaram ao longo dos anos e atualmente são cada vez mais as pessoas que compram através dos seus smartphones ou tablets. Segundo o estudo europeu “Barómetro E-shopper” da DPD Group, os dados para Portugal apontam que, em 2018, já 60% dos e-buyers compram através do telemóvel. Assim, neste Natal estabeleça como prioridade a total responsividade do seu website em dispositivos móveis, assegurando que conquista esta grande percentagem de consumidores.

   4. Descontos, ofertas e condições especiais para aumentar as vendas

O que é que todos os consumidores procuram numa altura em que têm tantas compras para fazer? Ofertas especiais!

Sejam os típicos descontos e promoções ou outro tipo de ofertas, o importante é entregar aos seus clientes algo diferenciador da concorrência durante este período de maior procura, aumentando as vendas. Deste modo, escolha cuidadosamente os artigos com desconto, focando-se no que os seus clientes mais procuram, e oferecendo uma percentagem de desconto que seja competitiva dentro da sua área de negócio.Descontos-de-natalDo mesmo modo, pode ainda presentear os seus clientes com outro tipo de ofertas: destaque no seu website um bom desconto na entrega ou envios gratuitos, envie códigos de desconto por e-mail aos seus clientes ou ofereça pacotes de produtos ou serviços por um preço promocional. Estas promoções são ótimas para produtos que se relacionam, por exemplo uma máquina fotográfica e um tripé ou uma consola e um jogo popular.

Outras ofertas especiais que podem colocar os pratos da balança a seu favor é a oportunidade de compra de um cartão-presente ou a sua oferta em compras acima de um determinado valor.  Além de muitos clientes preferirem comprar este tipo de cartões do que oferecer um produto que a pessoa poderá não gostar, outra grande vantagem dos cartões-presente é que as pessoas provavelmente irão gastar mais do que o valor do cartão, aumentando os seus lucros.

Durante esta época do ano, poderá ainda facilitar a vida dos seus clientes ao oferecer embrulhos de Natal gratuitos. Se quiser singularizar ainda mais a sua oferta, personalize este serviço com uma mensagem especial à escolha do cliente. De facto, com um estilo de vida cada vez mais apressado, estes pequenos auxílios podem ser a razão de escolha da sua empresa em relação à concorrência.

Além destas ofertas especiais, considere rever o tempo de entrega durante o período festivo. Muitas pessoas esperam até aos últimos dias para fazer as suas compras online, estando sempre à procura de empresas com os serviços de entrega mais rápidos. Como tal, durante o Natal, o seu E-commerce deve oferecer uma variedade de opções de entrega competitivas e flexíveis, e indicar claramente no seu site exatamente quantos dias faltam para a entrega ser garantida a tempo da noite de Natal. Outra opção é implementar a oferta de “Entregas no dia seguinte” a um preço competitivo!

Para aumentar a urgência das compras de Natal, uma ótima ideia é introduzir uma contagem decrescente para o Natal ou para o fim das promoções de Natal na parte superior do seu website, com uma promoção ou oferta diferente a cada dia ou semana. Além de gerar curiosidade, esta estratégia aumentará a probabilidade de os utilizadores regressarem ao seu site frequentemente!

   5. Anime o seu blog com conteúdos natalícios!

marketing de conteúdo é essencial para atrair potenciais clientes para o seu E-commerce em qualquer época do ano, mas durante o Natal esta estratégia torna-se ainda mais relevante!

Para aproveitar o período festivo, vale a pena investir na criação de artigos para o seu blog, de leitura fácil e agradável, pensando em assuntos que chamem a atenção dos seus clientes. O ideal é interligar a sua área de negócio a temas de Natal, criando conteúdo que ajude os seus clientes a solucionar problemas ou necessidades reais, ao mesmo tempo que conhecem os seus produtos.

Assim, uma forma de começar é incluir algumas publicações no seu blog com ideias de presentes de Natal para pessoas diferentes ou consoante gostos pessoais. Se o seu E-commerce oferece produtos que podem ser ótimos presentes para pais, por exemplo, escreva um artigo como “7 ideias de presentes de Natal que o teu pai vai adorar!”, com dicas de produtos que vende que cubram vários gostos do target selecionado.

Ideias-Natal-blog

Outra opção eficaz é cobrir necessidades específicas da época que se relacionem com as suas ofertas. Por exemplo, “5 ideias originais para decorar a sua casa para a noite de Natal”, se atuar na área da decoração, ou até “Destinos de sonho para visitar neste Natal”, se tem um negócio relacionado com turismo, uma vez que o turismo aumenta exponencialmente nestas datas.

Para tal, tirar algumas ideias das pesquisas feitas no Google, por ferramentas como o Google Trends ou o Keyword Planner, pode ajudar. Faça uma análise das pesquisas mais frequentes durante esta época e tente relacioná-las com a sua área, produzindo conteúdos atrativos que respondam a essas perguntas. E, é claro, não esqueça de incluir essas palavras-chave no texto, tags de títulos e imagens!

Desta forma, além de produzir conteúdo personalizado para os seus clientes, ajudando-os a encontrar os presentes perfeitos, cria conteúdos otimizados para SEO, capazes de dar a conhecer os seus produtos e gerar tráfego orgânico para o seu website.

Entrar em contato com bloggers ou influencers para que incluam produtos seus nas típicas listas com ideias de presentes de Natal que por esta altura enchem a Internet também é algo a considerar, se atuar num mercado que se relacione com o conteúdo dos mesmos.

 

Dica bónus: Que tal um live chat para a altura de Natal?

Uma questão muito importante nas alturas em que o volume de tráfego aumenta, é ter a certeza de que os seus contatos estão corretos e os formulários são intuitivos e funcionam corretamente.

Muito provavelmente, os seus potenciais clientes terão dúvidas sobre processos de entrega, preços, descontos ou até sobre os produtos/serviços, sendo crucial responder rápida e eficazmente. Uma falha na resposta pode significar a perda de uma venda e até uma reclamação ou review negativa!

Se tem um orçamento maior, esta é uma ótima altura para pensar em incorporar no seu E-commerce um live chat! Os live chats reduzem o tempo de espera do cliente, pois a sua equipa de vendas pode responder a várias questões ao mesmo tempo, em vez de atender uma única chamada ou responder a um único e-mail de cada vez. Além disso, poderá também incorporar um chatbot no seu website, que recorre à Inteligência Artificial para gerar respostas rápidas e adequadas às questões dos seus clientes. Analise e programe quais as principais perguntas e necessidades dos seus clientes durante a época de natal, e deixe o chatbot conversar com os seus visitantes.

E aposte no design! Todos os seus clientes estão à espera de um live chat ou de um chatbot natalício.

 

E-commerce pronto? Faça com que descubram o seu site!

Com tudo preparado no seu E-commerce para receber os seus clientes este Natal, há que incentivar as visitas! Não valia a pena ter todo este trabalho e não retirar o máximo proveito, não é verdade?

Apostar em campanhas de marketing digital é algo que não pode falhar nesta época! A publicidade online apresenta as suas ofertas ao público certo, aumentando as visitas ao site e as suas vendas.

Em primeiro lugar, considere usar as redes sociais da sua empresa para promover os conteúdos que criou para o seu blog, outros conteúdos natalícios criativos e até as suas ofertas de Natal, incentivando os seus seguidores a partilhar as suas publicações e a visitar o website. Anunciar nas redes sociais é uma das maneiras mais fáceis de atingir um público significativo, dando a conhecer os seus produtos, divulgando os benefícios dados pela sua empresa no Natal, como entregas gratuitas, e até oferecendo códigos de desconto exclusivos para quem o segue nas redes sociais.

Outra forma excelente para conduzir mais visitas ao seu website é através de anúncios de texto, imagem ou vídeo que surgem em vários espaços publicitários de outras páginas web – as chamadas campanhas de publicidade display. Nestas campanhas, o essencial é criar um anúncio realmente interessante para o seu público-alvo e gerar senso de urgência na oferta com a inclusão, por exemplo, de uma contagem decrescente, de forma a conduzir mais rapidamente o target à compra. Facilite ao máximo o acesso dos seus clientes às suas ofertas, incluindo sempre um botão de call-to-action que redirecione para a sua Homepage ou para as páginas dos produtos que anuncia.

Anuncios-display-natalAs campanhas de search criadas no Google Ads, que incluem anúncios nos motores de pesquisa baseados nos termos pesquisados pelos seus clientes, também o podem ajudar bastante a conduzir tráfego valioso para o seu E-commerce. De facto, com estas campanhas ganha destaque nos motores de pesquisa quando os seus clientes já estão à procura dos seus produtos!

Além disso, o Natal é também uma altura em que deve ser muito ativo em campanhas de e-mail marketing, criando uma newsletter natalícia ou uma cadeia de e-mails que divulguem as suas ofertas, envolvam os consumidores com os conteúdos criados para o blog e conduzam à compra. Tire partido da sua lista de e-mails, repleta de clientes e leads anteriores! Se considerar fazer promoções e ofertas semanais, esta é também uma ótima forma para gerar curiosidade e informar os seus clientes, enviando em cada e-mail teasers sobre as suas ofertas nas semanas seguintes.

Nas campanhas de e-mail, tal como nas campanhas em redes sociais e display, a sua empresa pode criar anúncios específicos de remarketing, destinados a pessoas que já visitaram o seu site e já interagiram com os seus produtos. Use o histórico de cada consumidor, como as suas pesquisas e navegação anteriores, para lhes anunciar produtos que já estão interessados em comprar, descontos que lhes interessam e produtos que possam estar à procura. Se um cliente comprou recentemente umas chuteiras, talvez possa também estar interessado em comprar uma bola, por exemplo.

 

O Natal é sempre uma grande oportunidade para aumentar as suas vendas online, mas exige que se prepare afincadamente para este período, de forma a garantir o sucesso das suas estratégias. Como vimos, é necessário planear, entender o que os seus clientes realmente desejam e investir em estratégias de marketing eficazes, além de garantir as melhores ofertas!

Certifique-se também que o seu Google Analytics está configurado para recolher os dados de navegação e vendas referentes a este ano, pois esta será uma grande mais-valia quando for definir a sua estratégia no próximo Natal.

Já começou a preparar o seu E-commerce para o Natal? Tem alguma dica ótima para adicionar à nossa lista? Conte-nos tudo nos comentários e, já agora, Boas Festas!

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