Re-share: 3 formas incríveis para partilhar o seu conteúdo vezes sem conta!

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Manter uma boa presença online implica, entre outras estratégias, a produção de bom conteúdo para publicar no blog do seu Website ou nas redes sociais em que marca presença. No que a este assunto diz respeito, o seu pensamento passa por criar conteúdo relevante, distinto, otimizado e constantemente novo. Tudo isso está correto, mas…

Sabia, por exemplo, que se partilhar o mesmo post várias vezes numa rede social consegue obter uma percentagem de até 192% a mais de cliques?

Este dado foi relevado pela CoSchedule, através de um case study realizado no Twitter. Tal como no Twitter, também em redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn, partilhar novamente o conteúdo que cria é uma forma eficaz de garantir que mais seguidores veem efetivamente os seus posts. Ao mesmo tempo, consegue publicar mais conteúdo com menores gastos, em termos de tempo e esforço.

Todos o sabemos: a criação de conteúdo é um processo moroso. Tal exige a procura de informação, a escolha dos pontos-chave a destacar, a originalidade na escrita ou na composição de imagens e vídeos, bem como a sua publicação e promoção. No entanto, depois de todo este trabalho, a verdade é que a maioria dos seus seguidores nas redes sociais ou leitores do seu blog não vê todas essas publicações. Especialmente no que diz respeito às redes sociais, os feeds dos utilizadores são constantemente bombardeados com novas publicações. Segundo a Act-On, uma empresa de marketing americana,  a duração média de um tweet é de 15 minutos ou menos, enquanto o alcance médio de um post no Facebook é de cerca de 6%. Como pode perceber, mesmo que centenas ou milhares de pessoas tenham visto a sua publicação, há sempre alguém novo pronto para ver e interagir com o seu conteúdo.

Assim, criar uma base sólida de conteúdo que possa ser partilhada várias vezes constitui um ponto essencial da sua estratégia de marketing de conteúdos. De seguida, explicar-lhe-emos o porquê ao pormenor!

 

Qual o impacto de republicar conteúdo para a minha empresa?

Embora haja sempre a necessidade de criar conteúdo novo e exclusivo regularmente em qualquer estratégia de marketing de conteúdos, se republicar algum do conteúdo que produz consegue obter diversas vantagens para a sua empresa.

Além do ganho de eficiência no tempo e esforço despendidos com a criação de conteúdos, outra das grandes vantagens desta estratégia prende-se com o facto de lhe permitir publicar posts ou artigos com maior regularidade, bem como preencher mais facilmente alguma lacuna do seu plano de publicações para as redes sociais ou blog da sua empresa. Republicar um ou dois conteúdos para cada três ou quatro conteúdos novos, é perfeitamente aceitável e irá poupar-lhe bastante tempo!

Republicar conteúdo Buzzfeed

Do mesmo modo, republicar conteúdo várias vezes irá ajudá-lo a alcançar um dos maiores objetivos de qualquer empresa: Retorno do Investimento (ROI).

Se investir na criação de bom conteúdo e só o publicar uma vez, estará a perder a maior parte dos benefícios que tal conteúdo poderá trazer, como o maior tráfego para o seu website ou mesmo as conversões que o mesmo pode gerar. Por outro lado, se conseguir aproveitar melhor todo o conteúdo que cria, irá aumentar o ROI do seu plano marketing de conteúdos. De facto, ao republicar conteúdos nas redes sociais ou no blog da sua empresa consegue obter maior visibilidade, interação e tráfego com os mesmos, pois terá a oportunidade de testar o mesmo conteúdo em diferentes horários, aumentando a probabilidade de os usuários que não viram o conteúdo da primeira vez que o publicou, o possam ver mais facilmente. Tal significa que, se o conteúdo estiver presente no website da sua empresa, está a criar uma excelente oportunidade para, segundo a expert em redes sociais Buffer, conduzir até mais 75% de potenciais clientes para o seu website a cada nova partilha, podendo posteriormente transformar essas visitas em leads e conversões.

Todas estas vantagens trazem ainda outro benefício adicional. Se voltar a partilhar conteúdos antigos gera maior envolvimento e tráfego para o blog do seu website, tal tem também um impacto positivo no SEO do website da sua marca. E tudo isto apenas por aumentar a exposição do seu conteúdo!

 

Como republicar conteúdo antigo no social media ou em blogs? Conheça 3 formas!

Apesar de esta ser uma estratégia de marketing de conteúdos que traz grandes vantagens à sua empresa, as suas publicações devem ser republicadas de forma responsável, para que não acabem por ser consideradas spam. É extremamente importante que só partilhe novamente uma publicação apenas 1 semana depois de a mesma ter sido publicada e, no máximo, só deve continuar a partilhar a mesma até 1 ano depois da sua primeira publicação. Isto porque o conteúdo pode sofrer alguma desatualização, não devendo republicar conteúdos antigos por um longo período de tempo, a não ser que os reveja e atualize.

Do mesmo modo, existem várias formas de reutilizar o seu conteúdo. Apesar de muitas empresas republicarem publicações sem nenhum ajuste no conteúdo em si, e obterem resultados com tal estratégia, pode reformatar as suas publicações para que estas não surjam exatamente da mesma forma aos seus clientes. Visto que a base do conteúdo já está criada, continua a economizar tempo precioso para a sua empresa, enquanto demonstra aos seus seguidores uma maior preocupação com a qualidade e inovação do seu blog e publicações nas redes sociais.

     1. Dê um novo aspeto visual a conteúdos antigos

Uma boa opção para republicar o seu conteúdo sem ficar preocupado com a possibilidade de alguns dos seus seguidores já terem visto a mesma publicação é através da reformulação do seu aspeto visual.

Artigos com novo aspeto visual

Através do aperfeiçoamento de títulos, da atualização de links e inclusão de novas citações, novas imagens ou mesmo de mais informação oportuna, consegue criar um artigo com um novo aspeto visual, utilizando praticamente o mesmo conteúdo. Tal processo demora muito menos tempo do que a criação de um post de raiz, conseguindo voltar a partilhá-lo com todos os seus seguidores e obter mais interação com o mesmo.

Para tornar esta estratégia ainda mais eficaz, comece por avaliar quais os conteúdos criados pela sua empresa com os quais os usuários mais interagiram. Esses serão os conteúdos com maior capacidade de voltarem a gerar engagement e partilhas, bem como de conduzir mais tráfego para o seu website. Faça uma lista de tais conteúdos, e comece a atualizá-los!

     2. Agrupe conteúdos distintos num só

Se grande parte das pessoas que o seguem nas redes sociais ou que visitam o seu website acabam por não ver todo o conteúdo que cria, uma boa maneira de reformatar os seus conteúdos é através do seu agrupamento num único post!

Mais uma vez, também nesta estratégia é importante que perceba quais os conteúdos já criados com melhor desempenho ao longo do tempo, para que possa oferecer aos seus seguidores conteúdos que realmente os interessem e gerem cliques, partilhas e visitas ao seu website.

Artigo Best-of

Como tal, poderá reunir os posts ou artigos do seu blog com maior interação e agrupá-los numa única publicação de “best-of”. Uma boa ideia será criar um artigo para o seu blog com excertos de outros artigos relativos a um mesmo tema, condensando essa informação num “Top 5” de pontos-chave importantes sobre a temática em causa. Do mesmo modo, também pode criar um artigo de “best-of” sobre vários temas, permitindo que os seus clientes se envolvam com diferentes tipos de conteúdos que talvez não pesquisassem ou visitassem separadamente. Por exemplo, no final do ano, poderá criar um artigo com um título semelhante a “As dicas mais relevantes de 2018 que precisa de levar consigo para 2019”, agrupando algumas das ideias-chave dos artigos que, ao longo deste ano, atingiram um maior número de visitas. Nestes artigos, deve ainda incluir links internos que redirecionem os usuários, em cada tópico abordado, para os artigos originais, fazendo com que os mesmos permaneçam mais tempo envolvidos pelo seu website.

E a melhor parte é que tal estratégica também funciona na forma inversa. Ou seja, pode transformar um artigo extenso em vários artigos novos, mais pequenos e específicos.

     3. Altere a forma como comunica o conteúdo

Todas as empresas têm as suas buyer personas. Uma buyer persona constitui o perfil característico dos clientes da sua empresa, incluindo as suas particularidades demográficas, socioeconómicas e comportamentais.

No entanto, mesmo no interior do seu público-alvo, os seus clientes apresentam caraterísticas próprias, sendo que a sua atenção às publicações que partilha é despertada por diferentes gatilhos. Como tal, outra opção para partilhar novamente conteúdos antigos e obter o maior número de cliques e interação com os mesmos é segmentar a mensagem de comunicação das novas partilhas para subconjuntos novos do seu público-alvo.

O que é que isso significa na prática? Ao invés de republicar a mesma publicação de forma integral nas redes sociais, pode alterar a forma como a comunica, por exemplo ao escolher uma nova imagem de destaque ou uma descrição diferente. Pense que a atenção dos seus seguidores pode ser despertada por diversos tipos de cores, tipos de letra, ou mesmo diferentes abordagens comunicacionais. Por exemplo, enquanto alguns usuários podem preferir descrições incisivas e diretas, outros podem ser mais facilmente captados por soluções de comunicação mais criativas, pelo que apostar em diferentes formas de comunicação para o mesmo conteúdo pode ser bastante valioso para a sua empresa.

Nova forma de comunicar o mesmo conteúdo

Se promover o conteúdo publicado, considere também alterar a mensagem que incluiu da primeira vez no botão de call-to-action, de forma captar o interesse de mais pessoas e conseguir conduzir o maior número de usuários para o seu website ou página de destino pretendida. Ao seguir este passo, consegue perceber o que atrai mais visitas para o seu conteúdo e o que gera maior interação com o mesmo, ajustando a sua mensagem conforme necessário.

Os benefícios de partilhar novamente as suas publicações, e as diversas formas interessantes de o fazer, apontam para o uso crescente desta estratégia por parte das empresas. Se também pretende tirar maior partido do bom conteúdo que cria, e economizar algum tempo útil para conseguir produzir sempre conteúdos de alta qualidade, comece por testar algumas das táticas de republicação que lhe apresentámos.

Há diversas plataformas de agendamento online, como o Hiplay, o MeetEdgar ou o Buffer, em que com apenas três ou quatro cliques consegue criar uma biblioteca de conteúdo com as publicações que pretende partilhar novamente, programando horários definidos para a sua republicação ou fazendo com que esse processo seja realizado de forma aleatória e automática. Esta é apenas mais uma razão para começar já a implementar a republicação de conteúdos na rotina da sua empresa. Depois, conte-nos os resultados que atingiu!

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