O SEO é importante em 2016 porque é urgente responder e chegar ao utilizador/consumidor/cliente com as soluções que ele procura. As pessoas estão em constante movimento, têm pouco tempo e procuram informação específica e relevante para tomar decisões.
A competição, mais do que na concorrência, está na atenção dos utilizadores/consumidores/clientes. O SEO é uma solução para conseguir os melhores lugares em resultados de busca. É uma boa solução para criar cliques e diálogo com os seus seguidores.
Sempre em movimento
O ano de 2015 começou com a informação de que a Google penaliza os sites que estão otimizados para a experiência desktop. Mas fazer um site responsive é insuficiente. Tem de se ir mais além.
82% dos utilizadores de smartphones procuram informações sobre produtos que estão prestes a comprar numa loja. O seu site ou o seu produto aparece nos primeiros resultados de pesquisa? A informação aparece adaptada às plataformas mobile?
É importante integrar a sua estratégia de SEO com Marketing de Conteúdos e com uma boa experiência de navegação. O utilizador deve sentir que é fácil e rápido obter a informação que ele precisa naquele momento.
As redes sociais também devem ser contempladas na sua estratégia. A importância que estas têm na aproximação ao seu seguidor/cliente é fundamental para conhecer o seu público-alvo. A “reputação” criada pela sua marca condiciona as vendas.
No fundo, os seus conteúdos, além de relevantes, têm de responder às perguntas de quem o segue ou compra.
Respostas à medida de quem lê
No entanto, para haver uma resposta, tem de haver uma pergunta. O desafio do SEO é descobrir a pergunta e adequar a sua resposta às necessidades de cada “leitor”.
Para quê? Cyrus Shepard, Director de Desenvolvimento de Audiência da Moz, diz numa entrevista dada à Associação Americana de Marketing: «No passado, era tudo à volta da promoção dos produtos que os Marketeers queriam que as pessoas vissem. Hoje em dia, o objetivo é dar às pessoas aquilo que elas realmente querem, para recebermos um impulso no nosso ranking».
E o que as pessoas querem? O que elas procuram mais no Google? Nas redes sociais? Como é que os utilizadores chegam ao seu site? Quais os termos de pesquisa que o levaram lá?
Estas e outras perguntas são fundamentais na criação de uma estratégia de Marketing Digital. Principalmente este ano, com o reforço do crescimento da utilização das plataformas mobile no dia a dia…